Há algumas funcionalidades do iOS 14 que não chegaram ao iPad. Sabes quais?

Há algumas funcionalidades do iOS 14 que não chegaram ao iPad. Sabes quais?

De facto há diversas e já nem vou falar da app Calculadora, essa é uma guerra da qual já desisti.

Nuno Rocha
∙ 2 minutos de leitura

Pode dizer-se que o iOS e o iPadOS 14 são softwares gémeos, contudo são gémeos falsos. Há cada vez mais diferenças entre eles e já nem vou falar da falta da app Calculadora no iPad, que essa é uma guerra da qual já desisti...

Já há alguns meses que foram lançadas ao público as novas versões dos sistemas operativos móveis da Apple, e a verdade é que sinto no iPad a falta de algumas funcionalidades do iOS 14 que, não se percebe bem porque ficaram de fora.

Ok, nem todas me fazem assim tanta falta, mas raios, custava muito libertar tudo para o iPadOS 14 também?

Eu que instalei a primeira beta para desenvolvedores deste sistema operativo no meu iPad, depressa me apercebi que tinha instalado uma mão cheia de quase nada.

Eu sei que houve alterações importantes ao nível da interação com o Apple Pencil, mas à data eu não tinha nenhum.

Com efeito, os widgets que tanta celeuma causaram entre os utilizadores do iPhone, ficaram estagnados no iPad, porém esta é apenas uma das funcionalidades que vou falar abaixo.

Widgets em qualquer lugar do ecrã principal

Os widgets, ou pelo menos uma coisa semelhante a isso já existiam no iPadOS 13 e assim permaneceram no iPadOS 14.
Ficou então a faltar a melhor parte, a personalização dos mesmos, e posicioná-los "onde quisermos". Na verdade, mesmo no iPhone não sou um acérrimo utilizador dos widgets mas tenho lá uns 3 ou 4. Penso que no ecrã do iPad, em virtude das suas dimensões generosas haveria uma série de widgets que facilmente encaixariam no meu Ecrã principal.

Biblioteca de apps

Com o nome original de app Library, tem a função de organizar o Ecrã principal de uma outra forma dividindo automaticamente as apps por categorias. Há de facto quem tenha centenas de apps nos seus dispositivos e esta nova forma de organização é, de facto, uma mais valia.
Mais uma vez uma novidade do iOS 14 que ficou de fora do seu gémeo falso para o iPad.

App Traduzir

O objetivo da app Traduzir é isso mesmo, tradução de texto e também de voz em tempo real.
Sendo o iPad um equipamento portátil e muito utilizado em viagem, seja de trabalho ou lazer, seria de esperar que tivesse a app Traduzir.
Se é boa ou se há melhores é uma outra questão, o que aqui é importante evidenciar é que esta app nativa foi introduzida no iOS 14 e não é partilhada pelo iPadOS 14.

Haverá ainda mais funcionalidades que não transitaram para o iPadOS 14, não se percebe bem qual a razão. Temos que ficar a aguardar pelo lançamento da versão 15 do sistema operativo que deverá ser anunciada em junho de 2021 na WWDC.