No mês passado, a Apple anunciou o novo HomePod mini, uma coluna inteligente que segue a linha do modelo maior. No entanto, a Amazon anunciou a 4ª geração da sua coluna inteligente Echo e, por incrível que pareça, estes dois equipamentos são bastante semelhantes. Acredito que isto cause alguma indecisão no momento da escolha de compra, por isso, vou abordar as diferenças entre os dois.

Design e som

O novo HomePod mini tem um design bastante simples e minimalista com uma forma esférica. O design do novo Amazon Echo foi completamente reinventado e tem agora também uma forma esférica. Esta semelhança na sua forma é facilmente explicada pelo facto de reforçar a emissão de som a 360º que enche uma divisão.

Em termos de dimensões o HomePod mini é bastante pequeno com cerca de 9 cm de altura, enquando que o Amazon Echo conta com cerca de 14.5 cm de altura. No entanto são bastante cómodos e facilmente se colocam numa prateleira, mesa ou balcão.

O HomePod mini tem o seu painel de controlo no topo e o Amazon Echo tem os seus controlos físicos no topo e um anel LED na parte inferior. Mas neste caso o design é só a ponta do iceberg. O HomePod mini conta um driver de longo alcance e dois radiadores passivos que ajudam a propagar melhor o som . O novo Amazon Echo tem um woofer de 7 cm de diametro e dois tweeters de 2 cm cada. Assim podemos concluir que a Apple está a apostar no volume a pouca distância e na qualidade de média gama.

Neste ramo não declaro nenhum vencedor, no entanto o HomePod mini vai soar melhor a uma distância menor enquanto o Amazon Echo vai soar melhor a uma distância maior.

Assistente virtual e Smart Home

Como sabemos o HomePod mini usa a Siri e o Amazon Echo utiliza a Alexa. A Siri, neste caso, perde pontos pois a Alexa consegue fornecer uma maior variedade de respostas, jogos e muito mais. É também compatível com um maior número de dispositivos smart home, enquanto a Siri está limitada aos disposivos compatíveis com o HomeKit da Apple. Acrescento que o novo Amazon Echo oferece compatibilidade com Zigbee para dispositivos mais antigos que possam precisar.

A Amazon fez um excelente trabalho ao combinar as capacidades do Echo com a Alexa. Por exemplo, a funcionalidade Alexa Guard, deteta barulhos incomuns tais como o som de vidro a partir e alarmes, e notifica logo o utilizador para o mesmo poder ouvir o audio diretamente do Echo.

É possível também fazer chamadas diretamente para outro Echo, enquanto o HomePod mini necessita de um iPhone a efetuar a mesma função.

Música

O HomePod mini suporta AirPlay 2 e é compatível com a Apple Music, iHeartRadio, Radio.com, TuneIn, e tudo o que o utilizador pretender reproduzir a partir do seu dispositivo Apple.

O Echo, através da Alexa, suporta a Amazon Music, Apple Music, Spotify, SiriusXM, e com o Audible.

Compatibilidade com o iPhone

São varias as vantagens de utilizares o HomePod mini com o iPhone. Os novos iPhones têm a funcionalidade de transmitir feedback háptico ao utilizador quando este o aproxima do HomePod, o que abre a possibilidade de jogos interativos baseados em movimentos com o iPhone. O utilizador pode também usufruir da funcionalidade Encontrar iPhone para localizar o iPhone quando está perdido dentro de casa. Existe também a funcionalidade de intercomunicação que permite ao utilizador enviar mensagens de voz a partir de qualquer dispositivo Apple permitindo uma comunicação rápida com todos os membros da família dentro de casa.

O Echo apenas tem a capacidade de executar a funcionalidade de intercomunicador com outros dispositivos Echo.

Preço

Ambos os equipamentos estão a um preço de $99. A questão aqui é o que podes ter pelo preço. A Apple e a Amazon têm programas de troca dos equipamentos que permitem ao cliente poupar dinheiro. O programa da Apple é muito fácil de usar mas é focado na compra de equipamentos da Apple. A Amazon tem uma maior variedade de opções de troca de equipamentos, mas a poupança pode ser menor.

Qual destes assistentes pessoais estás dedido a comprar? Deixa o teu comentário.

Já conheces a nossa newsletter? Aproveita para subscrever e teres acesso a conteúdos exclusivos que estamos a preparar para ti! Acede aqui.