Identifica qualquer música no teu iPhone com um simples clique

Identifica qualquer música no teu iPhone com um simples clique

A Apple adquiriu o Shazam há relativamente pouco tempo. Mas a integração do serviço com o iPhone já teve início. Sabe como identificar qualquer música no teu iPhone.

Joana Cabral, Ricardo Crespo
∙ 2 minutos de leitura

Em novembro passado, a Apple lançou o update do iOS 14.2 para todos os utilizadores com bastantes novidades para o iPhone, mas as novidades não pararam por aí! Com esta atualização, foram adicionados alguns recursos úteis para a utilização diária, e um deles permite-te aproveitares vantagens do Shazam, mesmo sem teres descarregado a aplicação.

A integração do Shazam no iOS já não é algo novo – até agora já podias, através da Siri, perguntar que música está a ser reproduzida. No entanto, com o lançamento do iOS 14.2, a Apple conseguiu integrar o reconhecimento de músicas do Shazam na Central de Controlo, para poderes identificar o que estás a ouvir e reproduzir logo no Apple Music. Queres saber como o podes fazer? Continua a ler!

Como usar o botão de reconhecimento de música no Shazam?

Apesar de não aparecer por defeito a nível da Central de Controlo, pode ser ativado acedendo às Definições, seguindo estes passos muito simples:

  1. Abre a aplicação das Definições no teu iPhone;
  2. Segue até Central de Controlo;
  3. Desce até à parte de “Mais Controlos”, onde encontrarás a opção “Reconhecimento de Música.” Clica no botão “+” ao seu lado.
  4. Uma vez que já tens o atalho incluído na tua Central de Controlo, segura e arrasta até ao local onde preferes que este fique, de forma a ter mais utilidade para ti.

Agora, mal ouças uma música que gostes, mesmo em público e não reconheças, só tens de aceder à tua Central de Controlo e clicar no ícone do Shazam!

Notarás um ponto laranja no canto superior direito do teu ecrã, que te indica que o microfone do teu iPhone está a ser utilizado. Após um reconhecimento bem-sucedido, vais receber uma notificação pop-up a indicar o nome da música e informações do artista. Carregando nesta és levado à aplicação do Shazam (caso não tenhas a aplicação, abrirá no Safari), mas pressionando por mais tempo, podes optar por abrir diretamente na Apple Music.

Preocupado se este processo resulta mesmo que estejas a ver um vídeo no YouTube ou alguma série? A verdade é que sim, resulta, até mesmo se estiveres a utilizar os teus AirPods.

Também nós já testámos a ver se funciona bem, e não nos falhou nas nossas tentativas, como podes ver.

Se já atualizaste para o iOS 14.2, tenta por ti mesmo, e diz-nos como correu nos comentários!