iMac redesenhado para quando afinal?

iMac redesenhado para quando afinal?

Nuno Rocha
∙ 3 minutos de leitura

Apesar de não ser um dos produtos mais requisitados da Apple, o iMac está já necessitado de um novo design.

Temos que recuar até 2012 para vermos uma alteração no design do iMac, que na verdade em relação ao modelo de 2007, de forma geral só emagreceu uns centímetros.

Obviamente que os componentes foram atualizados quase anualmente para não falhar no capítulo da performance. Contudo o cliente habitual de um iMac está cansado deste aspeto, ou seja urge um novo design.

Houve rumores de que a WWDC 2020 seria a “hora” do lançamento de um novo iMac, depois falou-se em outubro ou novembro, por causa do lançamento de novos Macs com Apple Silicon, mas rapidamente se percebeu que a acontecer seria mais tarde, mas já lá vamos.

Agora vamos falar do que se espera que seja o redesenhado iMac.

Design esperado

Nunca será um ponto consensual, embora numa coisa todos concordamos, exigem-se margens mais finas ou quase inexistentes. A Apple tem demonstrado nos mais variados produtos que isso é possível, como por exemplo no MacBook Pro de 16’’, no iPad Pro ou até mesmo no iPhone.

Para além disso, o seu aspeto geral deverá recorrer a linhas mais retas, parece ser essa a tendência da Apple para os próximos tempos. Linhas essas que já temos no iPad Pro e nos novos iPhones 12 e 12 Pro.

Resumindo, o ideal seria um design aproximado ao Pro Display XDR, e dentro do tamanho atual do iMac ter um ganho de polegadas no ecrã. No MacBook Pro de 16’’ foi ganha uma polegada praticamente sem alterar as medidas exteriores do modelo de 15  polegadas. No futuro iMac poderá acontecer algo do género, e veríamos por exemplo os modelos de 21,5’’ e 27’’ passar para 23’’ e 29’’ respetivamente.

Especificações e Performance - Apple Silicon

Entramos aqui num capítulo delicado. O atual iMac de entrada de gama vem acompanhado de um processador Intel de 7ª geração, disco HDD e ecrã de Full HD. Estamos a falar de especificações sofríveis que, esperamos nós, deverão ser abandonadas num novo modelo.

A nível de novidades no campo do Hardware, pelo menos no modelo entrada de gama, devemos ter a introdução do chip M1 da Apple, ou uma variante desse chip ainda mais poderosa, se é que ainda é possível...  E com isto a Apple daria mais um passo em frente na transição de chips Intel para Apple Silicon.

Falta saber é se a aposta vai passar (como no MacBook Pro) pelas máquinas mais básicas virem equipadas com processadores da Apple e as mais potentes com os melhores processadores da Intel. Ou se a empresa da maçã vai arriscar apenas com processadores fabricados por si.

Acredito mais na primeira hipótese. A Apple apontou um período de transição dos processadores de 2 anos, logo será um processo gradual, não podemos esperar tudo de uma só vez.

Mais ainda devemos ver melhorias no campo do ecrã dos iMac, principalmente no modelo base que ainda é Full HD e na câmara FaceTime, que espero sinceramente seja a mesma do iPad Pro, com o Face ID incluído e tudo!

Possível data de lançamento

A questão que, muito provavelmente, todos os que abriram este artigo querem ver respondida. Os rumores agora apontam na mesma direção. Parece que será no início de 2021 que vamos assistir ao anúncio dos novos All-in-one da Apple.

E o iFeed estará cá para te ir dando conta de todas as novidades em primeira mão.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.