Instagram chega finalmente ao iPad da Apple! Instala agora!
Finalmente, aconteceu! Após mais de uma década de pedidos por parte dos utilizadores, o Instagram vai finalmente ter uma aplicação dedicada para iPad. A partir desta quarta-feira, 3 de setembro, podes descarregar a nova versão desenvolvida especificamente para o tablet da Apple.
Até que enfim! Durante muito tempo, não se percebeu o porquê da Meta tardar tanto em lançar a aplicação para iPad, principalmente porque este é um produto de sucesso e com um potencial maior no que concerne ao uso de uma aplicação como o Instagram.
Ao contrário do que acontece na aplicação para telemóvel, a versão para iPad abre diretamente num feed de Reels. Este é o ponto “Home” da aplicação, que privilegia o formato de vídeos curtos que a plataforma tem promovido para rivalizar com o TikTok.
As Stories continuam visíveis no topo da página inicial e existe ainda um separador “A Seguir”, que permite alternar para um feed semelhante ao do telemóvel, incluindo a opção cronológica. Aqui é onde encontras as contas que segues – como as dos teus amigos, clube favorito, estrelas de cinema que gostas, etc.
O ecrã maior do iPad traz vantagens claras ao uso do Instagram. Quando estás a ver Reels, os comentários surgem ao lado do vídeo em tamanho completo e, na área de mensagens, a lista de conversas aparece lado a lado com o histórico do chat – um pouco à semelhança da versão web do Messenger.
A mudança surge num contexto em que o TikTok enfrenta possíveis restrições nos EUA, o que pode ter acelerado o projeto. Ao apostar tanto no formato de vídeo curto, a Meta deixa claro que vê no iPad mais uma frente para reforçar o destaque dos Reels – o produto mais importante dentro da aplicação, e que faz manter os utilizadores colados aos ecrãs durante horas.