Uma das possibilidades que o recém-disponibilizado iOS 14 trouxe foi a possibilidade de definir aplicações de terceiros para browser e email como padrão, algo que antes nunca havia sido oferecido na história do sistema operativo móvel da Apple.

A partir desta nova versão, utilizadores terão a liberdade de optar pelo uso de browsers como Chrome, Firefox e Edge, mas é importante ressaltar que, infelizmente, nem todos os navegadores são compatíveis com a novidade do iOS 14 – até agora apenas o DuckDuck Go, Firefox, Chrome e Edge oferecem suporte a isto.

Para selecionares um navegador predefinido é simples, como mostra a imagem acima, basta acederes à app Definições e escolher o navegador da tua preferência na lista de aplicações, após isso premir em Navegador predefinido e selecioná-lo.

Após o processo, qualquer link a ser aberto, independente da aplicação (com exceção das apps que possuem browsers internos, como o Facebook Messenger) acederá ao novo navegador predefinido pelo utilizador, entretanto, antes da página ser aberta a ação terá de ser confirmada num menu pop-up.

Caso te tenhas arrependido e desejes retornar com o Safari como browser predefinido, basta acederes às Definições > Safari > Navegador predefinido e premir em Safari. Vale ressaltar que, devido a um bug no iOS 14, após o iPhone ou iPad ser reiniciado, o Safari voltará a ser o navegador predefinido...

Caso ele já seja a opção predefinida do sistema, este menu especial não deve estar presente, ou seja, ele só dá as caras quando o utilizador está a optar pelo uso principal de outro navegador – o que sem sombra de dúvidas é uma forma da Apple facilitar para que os seus clientes voltem a usar o Safari mais facilmente.