Esta semana a Apple disponibilizou a versão final do iOS 14 para download, que chegou a todos os modelos do iPhone a partir do 6S e iPhone SE de 1ª geração, bem como o iPod Touch de 7ª geração. O sistema trouxe, no meio de muitas novidades, alguns recursos pescados do Android como, por exemplo, os widgets.

A nova versão do sistema operativo móvel da Apple permite que utilizadores posicionem widgets lado a lado com apps tradicionais no Home Screen, e até mesmo algumas aplicações de terceiros ganharam widgets para tomar proveito da novidade. Porém, quando falamos de apps nativas, algumas acabaram por perder os widgets na compilação estável do iOS 14.

Entre as aplicações nativas que já possuem widgets funcionais com o Home Screen temos Calendário, Relógio, Ficheiros, Fitness, Mapas, Música, News, Notas, Fotografias, Podcasts, Lembretes, Atalhos, Bolsa, TV e Meteorologia.

Utilidades como Baterias, Tempo de Ecrã, Pilha inteligente e Sugestões da Siri também podem ser posicionados num widget no ecrã inicial. Já os favoritos e e-mail, curiosamente não possuem widgets.

Muitas apps de terceiros ainda não possuem widgets compatíveis com o Home, porém, os desenvolvedores já estão a trabalhar em atualizações para resolver este problema. Algumas já possuem o recurso disponível, pois estavam a ser testadas ao longo das versões Beta do iOS 14, mas diversas outras ainda devem ganhar compatibilidade com o mesmo nos próximos dias.

A Google atualizou já a sua aplicação para iOS garantindo suporte para os widgets. (Será que irá seguir o mesmo caminho com o YouTube e dar suporte aos widgets e aos vídeos em Picture-in-Picture? Esperar para ver!)

O site Gadget Hacks listou algumas aplicações de terceiros que, igualmente à Google, já possuem widgets compatíveis com o Home Screen, e entre elas temos, por exemplo: Apollo for Redit, Aviary, Bolt, Calory, CARROT Weather, ChibiStudio, Copilot, Drafts, FoodNoms, GameTrack, LookUP, Pedometer++, Spark Mail, Streaks, Wikipedia e mais.

Outras apps como Countdown, Dark Noise, Date Today, Debit & Credit, Hard Disk, Health Export, MFC Deck, Music Harbor, Parcel, Schooly, Spendy, Sunrise, Träining e TuneTrack estão em fase beta através da plataforma TestFlight, podendo ter as suas versões com widgets acessadas apenas pelos participantes dos testes.