iOS 15.4 permitirá adicionar Certificado de Vacinação na Wallet

Mais um passo na pequena "gigante" app que é a Wallet.

Em outubro do ano passado escrevi um artigo que te ensinava a introduzir o Certificado Digital de Vacinação na Carteira do iPhone. Mas precisavas de levar a cabo vários passos até estar, finalmente, pronto a usar. Passos estes que incluíam ferramentas de terceiros. Isto porque o recurso da Apple só estava disponível nos Estados Unidos e Canadá.

Mas não há nada como as coisas funcionarem de modo nativo no software da Apple, e portanto cá estou a dar-te a novidade: a partir do iOS 15.4 será possível os utilizadores Europeus adicionarem sem truques o seu certificado digital de vacinação à Carteira do iPhone.

Tipicamente a la Apple, o processo será tão rápido como:

  • Abrir a app Câmara no ecrã principal.
  • Aponta-a para o QR-Code do teu Certificado Digital de Vacinação. De imediato surgir-te-á uma notificação da App Saúde: clica nela.
  • Seleciona "Adicionar à Carteira e Saúde" e prime em "OK"

Terás então na app Carteira o teu nome, o fabricante da vacina, a data de cada dose, a entidade que emitiu o certificado e, claro, um QR-Code para verificação por terceiros. Para informações mais detalhadas, basta que acedas à app Saúde.

No meu primeiro artigo comecei por te mostrar como se cria um Certificado de Vacinação no website do SNS, mas presumo que, quer no computador, quer na app, já estejas mais que versado nestas lides, uma vez que este documento é mais mostrado do que o Cartão do Cidadão nos tempos que correm.

E falando nisso, que bom que seria ter o Cartão do Cidadão, Carta de Condução, etc., disponíveis na Carteira do iPhone! Claro que este cenário será uma realidade, mas ótimo, ótimo, seria que tal ocorresse mais cedo do que tarde.

De recordar que o iOS 15.4 só deverá ser disponibilizado ao público na primavera. Se quiseres conhecer mais novidades da atualização dá uma vista de olhos neste nosso artigo.