iOS 15: Os novos recursos que ficaram de fora em  iPhones mais antigos

iOS 15: Os novos recursos que ficaram de fora em iPhones mais antigos

A Apple tem-nos vindo a habituar a que novidades do iOS não são para todos. Detentores de dispositivos mais antigos: é para os manter ou comprar novos?

Hélder Rocha
∙ 3 minutos de leitura

Mais uma vez, a Apple surpreendeu-nos com as novidades! Com o efeito, o evento "California Streaming" constituiu mais um dia especial para os utilizadores de dispositivos da marca. Apresentados que foram os seus novos iPhones 13 e novos iPads, ficámos ainda a saber que a chegada do iOS 15 a todos os seus smartphones compatíveis aconteceria esta semana.

E chegou! Como sempre nos habituou, as novas funcionalidades do iOS 15 são muitas e sempre orientadas para alcançar o máximo das potencialidades dos aparelhos a que se destinam! Sim, a que se destinam... uma vez que, graças ao conceito de obsolescência, nem todos os iPhone terão a capacidade de acolher a versão completa mais recente do iOS!

Segundo a Apple, há funcionalidades que dependem do SoC A12 Bionic ou mais recente, lançado a partir do iPhone XS/XR, o que significa a exclusão de modelos anteriores e assim esses modelos receberão uma versão capada do sistema operativo.

De qualquer modo, tendo em conta a quantidade de novidades que caracterizam esta 15.ª interação do iOS, parece que não serão muitas as funcionalidades excluídas.

Então o que fica de fora?

Melhorias no FaceTime

Logo aqui, uma das principais inovações do iOS15, a grande maioria das novidades fica de fora: Modo Retrato, o Áudio Espacial, o modo Isolamento de Voz e modo Espectro Amplo.

Audio Espacial: uma das características ausentes
Audio Espacial: uma das características ausentes

Novidades do Apple Maps

Características gráficas intensivas, onde se inclui o globo terrestre 3D interactivo, a obtenção das direções de caminhada em realidade aumentada e novos mapas 3D detalhados, desafiam em demasia os processadores antigos. Ficam de fora.

Grandes inovações gráficas mas que não funcionam em todos os iPhone
Grandes inovações gráficas mas que não funcionam em todos os iPhone

Live Text em Imagens/Fotos

Esta funcionalidade requer todas as potencialidades do motor neural mais avançado introduzido no chip A12 Bionic da Apple. Os anteriores não têm mesmo capacidade, especialmente em tempo real.

A capacidade de ler textos numa imagem é uma excelente adição ao iOS 15
A capacidade de ler textos numa imagem é uma excelente adição ao iOS 15

On-Device Speech para Siri

Esta constitui outra das funcionalidades que requer um processador bastante robusto, embora seja justo poder dizer-se que não lhe faltarão muitas, uma vez que a Siri ainda funcionará tão bem como antes. A diferença é que terá de continuar a enviar os pedidos para os servidores da Apple e respetivo processamento na nuvem. Assim sendo, os utilizadores com dispositivos mais antigos não serão capazes de fazer pedidos Siri enquanto estiverem offline.

On-Device Keyboard Dictation

Cai naturalmente na mesma categoria que o ponto anterior, tendo em conta que os chips A  mais antigos também não são suficientemente rápidos para fazer o trabalho desta funcionalidade. Com isto, o ditado continuará a ser limitado a 60 segundos, à semelhança do que acontece no iOS 14, ao contrário dos utilizadores com iPhones fabricados a partir de 2018, que poderão levar a cabo ditado contínuo.

Meteorologia

Os Fundos Animados nesta app podem parecer, à partida, uma coisa irrelevante, mas a Apple está a fazer mais do que apenas mostrar imagens bonitas. Está sim a tentar "representar com precisão a posição do sol, nuvens, e precipitação", e mais uma vez o iOS 15 precisa de um chip A12 Bionic ou mais recente para conseguir isso.

Um dos mais interessantes desenvolvimentos no iOS 15
Um dos mais interessantes desenvolvimentos no iOS 15

Enfim, negócio ou não, a verdade é que é perceptível que a evolução tecnológica é impiedosa. A todo o momento surgem Motores Neurais, Processadores Ax Bionic cada vez mais avançados, o que permite a criação de aplicações nativas cada vez mais surpreendentes e rápidas. Só é pena não ser possível fazer upgrade ao hardware, mas volta-se a insistir no ponto: um negócio é um negócio.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.