iOS 15: Os novos recursos que ficaram de fora em iPhones mais antigos

Mais uma vez, a Apple surpreendeu-nos com as novidades! Com o efeito, o evento "California Streaming" constituiu mais um dia especial para os utilizadores de dispositivos da marca. Apresentados que foram os seus novos iPhones 13 e novos iPads, ficámos ainda a saber que a chegada do iOS 15 a todos os seus smartphones compatíveis aconteceria esta semana.

E chegou! Como sempre nos habituou, as novas funcionalidades do iOS 15 são muitas e sempre orientadas para alcançar o máximo das potencialidades dos aparelhos a que se destinam! Sim, a que se destinam... uma vez que, graças ao conceito de obsolescência, nem todos os iPhone terão a capacidade de acolher a versão completa mais recente do iOS!

Segundo a Apple, há funcionalidades que dependem do SoC A12 Bionic ou mais recente, lançado a partir do iPhone XS/XR, o que significa a exclusão de modelos anteriores e assim esses modelos receberão uma versão capada do sistema operativo.

De qualquer modo, tendo em conta a quantidade de novidades que caracterizam esta 15.ª interação do iOS, parece que não serão muitas as funcionalidades excluídas.

Então o que fica de fora?

Melhorias no FaceTime

Logo aqui, uma das principais inovações do iOS15, a grande maioria das novidades fica de fora: Modo Retrato, o Áudio Espacial, o modo Isolamento de Voz e modo Espectro Amplo.

Audio Espacial: uma das características ausentes

Novidades do Apple Maps

Características gráficas intensivas, onde se inclui o globo terrestre 3D interactivo, a obtenção das direções de caminhada em realidade aumentada e novos mapas 3D detalhados, desafiam em demasia os processadores antigos. Ficam de fora.

Grandes inovações gráficas mas que não funcionam em todos os iPhone

Live Text em Imagens/Fotos

Esta funcionalidade requer todas as potencialidades do motor neural mais avançado introduzido no chip A12 Bionic da Apple. Os anteriores não têm mesmo capacidade, especialmente em tempo real.

A capacidade de ler textos numa imagem é uma excelente adição ao iOS 15

On-Device Speech para Siri

Esta constitui outra das funcionalidades que requer um processador bastante robusto, embora seja justo poder dizer-se que não lhe faltarão muitas, uma vez que a Siri ainda funcionará tão bem como antes. A diferença é que terá de continuar a enviar os pedidos para os servidores da Apple e respetivo processamento na nuvem. Assim sendo, os utilizadores com dispositivos mais antigos não serão capazes de fazer pedidos Siri enquanto estiverem offline.

On-Device Keyboard Dictation

Cai naturalmente na mesma categoria que o ponto anterior, tendo em conta que os chips A  mais antigos também não são suficientemente rápidos para fazer o trabalho desta funcionalidade. Com isto, o ditado continuará a ser limitado a 60 segundos, à semelhança do que acontece no iOS 14, ao contrário dos utilizadores com iPhones fabricados a partir de 2018, que poderão levar a cabo ditado contínuo.

Meteorologia

Os Fundos Animados nesta app podem parecer, à partida, uma coisa irrelevante, mas a Apple está a fazer mais do que apenas mostrar imagens bonitas. Está sim a tentar "representar com precisão a posição do sol, nuvens, e precipitação", e mais uma vez o iOS 15 precisa de um chip A12 Bionic ou mais recente para conseguir isso.

Um dos mais interessantes desenvolvimentos no iOS 15

Enfim, negócio ou não, a verdade é que é perceptível que a evolução tecnológica é impiedosa. A todo o momento surgem Motores Neurais, Processadores Ax Bionic cada vez mais avançados, o que permite a criação de aplicações nativas cada vez mais surpreendentes e rápidas. Só é pena não ser possível fazer upgrade ao hardware, mas volta-se a insistir no ponto: um negócio é um negócio.