• Home
  • Notícias
  • iOS 17: conhece os seus novos recursos de segurança
iOS 17: conhece os seus novos recursos de segurança
Pedro Alves

iOS 17: conhece os seus novos recursos de segurança

O iOS 17 foi apresentado durante a WWDC 2023, e desde então milhares de utilizadores já o estão a experimentar através das versões beta disponibilizadas pela Apple. Estas versões, além de servirem para dar a conhecer as novas funcionalidades constantes neste sistema operativo, tais como o NameDrop e os widgets interativos, são também utilizadas no sentido de mostrar os avanços feitos pela Apple no que concerne à segurança. São precisamente alguns recursos específicos desse campo que vamos passar a abordar:

Bloqueio da navegação privada do Safari através de Face ID

A partir do iOS 17 vai ser possível bloquear o acesso aos separadores privados abertos no Safari através de Face ID. Assim, este método de autenticação biométrica é solicitado sempre que o utilizador bloqueie o iPhone ou feche o Safari. Para o ativar basta abrires as "Definições", tocar em "Safari", e depois ativar a opção "Exigir o Face ID para desbloquear a navegação privada".

Melhor prevenção de rastreio

Ainda dentro do tema Safari, a Apple continua uma guerra acesa contra os rastreadores online. Muitos anunciantes adicionam determinados parâmetros aos links, sendo esse um dos métodos mais conhecidos para seguir a nossa atividade online. Felizmente, o iOS 17 vai ser capaz de detetar automaticamente este tipo de endereços, de forma a removê-los em tempo real. Para ativares essa opção basta abrires as "Definições", tocar em "Safari", deslizar até "Avançado", abrir a opção "Proteção avançada contra o rastreio..." e escolher a opção desejada.

Eliminação automática de códigos de verificação

A maioria dos acessos efetuados com recurso à autenticação de dois fatores exigem a inserção de um código, normalmente recebido por mensagem escrita ou email. De forma a não encher as caixas de entrada das aplicações "Mensagens" e "Mail" com este tipo de comunicações, podemos programar o iOS 17 para as eliminar automaticamente após terem cumprido o seu propósito. Para isso basta abrir as "Definições", escolher a opção "Palavras-passe", tocar em "Opções de palavras-passe" e ativar o botão "Limpar automaticamente".

Novas permissões de Fotografias

A partir do iOS 17 o utilizador vai ser questionado se pretende manter a autorização de acesso às Fotografias ao abrir aplicações com esta autorização concedida há mais de seis meses. Esta novidade não carece de qualquer tipo de ativação, pois está integrada nativamente na nova versão do sistema operativo dos iPhones.

Check-in automático nas Mensagens

A partir do iOS 17 passará a ser possível os utilizadores alertarem automaticamente os seus amigos e familiares quando chegarem a um determinado destino. Esta ferramenta vai estar diretamente incorporada na aplicação "Mensagens", e vai até ao ponto de avisar os contactos previamente selecionados caso o iPhone se aperceba que a viagem não está a progredir. Se não for obtida resposta às solicitações, serão partilhadas informações tais como a localização exata, o nível de bateria, o estado de cobertura da rede, e a última hora de utilização ativa do iPhone. Para configurar esta funcionalidade basta abrir as "Mensagens", escolher o contacto com o qual pretendemos efetuar o check-in, tocar em "+", escolher "Mais" e selecionar "Check In". Após algumas janelas de configuração irá surgir o check-in no meio do chat com a pessoa escolhida, e a partir daí pode ser inserido o destino da viagem, assim como outras opções.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias