Já sabemos que a mais recente atualização do iOS, que chega aos modelos de iPhone compatíveis no início de abril, traz muitas das funcionalidades da Apple Intelligence em idiomas adicionais para os utilizadores na União Europeia (UE). No entanto, tudo indica que uma delas continuará indisponível nesta região. Falamos, mais concretamente, do iPhone Mirroring.
Funcionalidades de IA poderão continuar limitadas na Europa
A Apple disponibilizou, esta segunda-feira, a versão Release Candidate (RC) do iOS 18.4 para programadores e participantes do Apple Beta Software Program. Esta atualização marca a chegada de funcionalidades de IA adicionais, bem como da compatibilidade com outros idiomas como português (Brasil), chinês (simplificado), inglês (Índia, Singapura), francês, alemão, italiano, japonês e coreano.
Contudo, se tinhas esperança de testar a Apple Intelligence em todo o seu esplendor, temos uma má notícia. O iPhone Mirroring (em português, Replicação do iPhone), uma funcionalidade que te permite interagir sem fios com o dispositivo e aceder às respetivas apps e notificações a partir de um Mac, permanecerá desativada na UE.

A Apple justifica esta decisão com as incertezas regulamentares causadas pela Lei dos Mercados Digitais (DMA), uma legislação europeia destinada a garantir maior concorrência e interoperabilidade entre plataformas tecnológicas. A empresa afirma ainda que os "requisitos de interoperabilidade" do DMA poderiam forçá-la a "comprometer a integridade" dos seus produtos de uma forma que colocaria os utilizadores em risco.
Até ao momento, não há qualquer explicação adicional para o facto de a Apple Intelligence ficar disponível na União Europeia, mas não o iPhone Mirroring. A funcionalidade que permite aos utilizadores partilhar o ecrã durante uma chamada FaceTime no iPhone (SharePlay), também continua indisponível.