Depois da atualização do iPad Pro na passada primavera, surgem agora rumores de que no próximo ano veremos o iPad Air ganhar uma nova atualização que sucederá ao modelo de terceira geraçao lançado no ano passado. O novo iPad Air deverá chegar ao mercado em março de 2021.

De acordo com um relatório do MyDrivers, o novo iPad Air deverá contar com entrada USB-C, um ecrã Liquid Retina de 11 polegadas e uma variante do processador A14. O atual iPad Air tem um ecrã de 10.5 polegadas, pelo que devemos esperar um redesign para margens mais finas e mais próximo do iPad Pro.

Neste relatório, é ainda sugerido que a Apple irá lançar um modelo do já famoso Magic Keyboard compatível com o iPad Air. Atualmente, o Magic Keyboard é apenas compatível com o iPad Pro, sendo que com a nova versão do iPadOS, os iPads têm suporte para trackpad e ratos. A ser verdade, apostaria no redesign do iPad Air de forma a ficar mais parecido com o iPad Pro, já que a integração com o Magic Keyboard ficaria, no mínimo, peculiar ao se manter o design atual.

Para além destas alterações, o rumor aponta que o dispositivo deverá estar disponível nas configurações de armazenamento de 128GB, 256GB e 512GB. O preço inicial do mesmo, de acordo com o relatório, deverá sofrer um aumento para 649$, sendo que atualmente custa 499$ (ou 579€). O aumento de preço pode ser justificado pelo aumento do armazenamento da versão base, que atualmente é de 64GB, assim como de alterações mais profundas ao iPad Air, como um novo ecrã e novo processador.

A família de iPads tem crescido ao longo do tempo, fazendo do iPad o tablet rei do mercado. O que não é dificil tendo em conta a variedade e qualidade de dispositivos que atualmente constituem a linha: iPad, iPad Mini, iPad Air e iPad Pro, cada um vocacionado para um segmento de mercado específico. Resta-nos esperar pela atualização do iPad Air e verificar todas as novidades que o mesmo trará.