Para além do iPad Pro, todos os restante modelos do tablet da Apple têm o design, pode dizer-se, ultrapassado. Isto poderá mudar em breve nos iPad Air e iPad Mini.

A verdade é que a cada renovação dos iPads "mais baratos", fica nos utilizadores um paladar amargo pelo design. É caso para dizer que “vira o disco e toca o mesmo”. Vão havendo melhorias ao nível de alguns componentes que não desiludem, contudo o seu aspeto exterior permanece antiquado com margens grotescas.

Isto poderá estar para mudar em breve, segundo os últimos rumores veiculados pela DigiTimes. Assim, foi avançado que a Apple poderá lançar na segunda metade de 2020 novos iPad Air e iPad Mini.

De acordo com os rumores, estes iPads adotarão o design similar ao seu “irmão” maior, o iPad Pro. Aliás esse parece que vai ser o design para o futuro a julgar também pelos rumores do iPhone 12.

Com efeito, o DigiTimes refere ainda que o novo iPad Air deverá ter ecrã de 10.8 polegadas, um pouco maior que as 10.2 polegadas do modelo de 2019.

Por sua vez o iPad Mini deverá ver o seu ecrã crescer das atuais 7.9 polegadas para um valor entre as 8 e as 9 polegadas.

Ao nível dos processadores, não foram avançadas quaisquer informações.

Porém, há que ter em conta um rumor um pouco mais antigo, do reputado Ming-Chi Kuo, que confirmava um novo iPad de 10.8 polegadas, não especificando se seria o modelo de entrada de gama ou o Air.

Por fim, rumores menos fortes avançam com a possibilidade de estes novos iPads entrada de gama terem também um Magic Keyboard compatível, mas não é só. Também foi falada a possibilidade de pelo menos algum destes novos iPads vir equipado com porta USB-C.

Relembramos que isto são rumores e como habitual algumas fontes serão mais credíveis do que outras, logo as informações devem ser encaradas com a devida cautela.

Atualização em 30/06/2020

Novas informações surgem na comunicação social especializada relativas a um possível novo iPad Air e um iPad Mini.

Assim, o confiável Ming-Chi Kuo aponta para um iPad com 10.8 polegadas na segunda metade de 2020, e um iPad Mini com 8.5 polegadas para ser lançado só na primeira metade de 2021.

Apesar de Kuo ter já referido que este mais pequeno se trataria do iPad Mini, o mesmo não acontece com o modelo de 10.8 polegadas. Ainda que se especule que este seja o iPad Air, continua no ar a hipótese de poder eventualmente ser o substituto do atual iPad 10.2 polegadas de entrada de gama.

Ainda no capítulo dos iPads, Kuo tem também a expectativa de que estes tenham incluídos na caixa os carregadores de 20W. Pelo contrário o iPhone 12 é provável que não venha a incluir qualquer adaptador de corrente nem os EarPods na caixa.

Live unloaded
Photo by Rebecca Aldama / Unsplash

Certo é que até estes modelos conhecerem a luz do dia, ainda teremos mais alguns rumores fresquinhos.