Estamos a poucos meses da apresentação oficial dos próximos flagships da Apple, que a manter a ordem numérica da nomenclatura, deverão chamar-se iPhone 12. Espera-se que este seja um dos maiores lançamentos de iPhone dos últimos anos, depois do iPhone X, em 2017.

De entre as mudanças esperadas está o novo design dos equipamentos, que deverá seguir linhas direitas, ao contrário das curvas dos modelos atuais, e mais à semelhança do iPhone 4 ou dos novos iPad Pro. Uma outra grande mudança que tem surgido em rumores é a redução de tamanho de um dos quatro modelos do iPhone 12, passando para um ecrã de 5,4".

Com o surgimento de várias publicações online a comparar os dummys e maquetes, o utilizador iZac do forum do MacRumors não perdeu tempo e comprou um destes modelos dummy em circulação, de forma a poder tirar conclusões por si mesmo. Ele compara o dummy do iPhone 12 mais pequeno da linha, que será o modelo de 5,4", com os iPhones SE (de primeira geração) com 4" e 7 de 4,7". Vemos que o dispositivo se encontra bem no meio em termos do tamanho, devido ao seu ecrã quase sem margens.

O iPhone 12 deverá chegar-nos este outono, possivelmente em setembro, apresentando 3 tamanhos de ecrã diferentes. Para além do modelo de 5,4 polegadas acima descrito, deveremos ver dois modelos de 6,1 polegadas e um outro iPhone de 6,7 polegadas, ganhando em tamanho ao atual iPhone 11 Pro Max que apresenta 6,5 polegadas. Ao que tudo indica, a Apple irá apresentar-nos os modelos aos pares, com os iPhones de 5,4 e 6,1 polegadas com um preço mais acessível, e no extremo oposto veremos outros dois modelos de 6,1 e 6,7 polegadas com características de topo, estes últimos sendo provavelmente sucessores dos iPhones 11 Pro e Pro Max.

Os comentários online revelam um misto de emoções. Enquanto a maioria adora a redução de tamanho, outros mantêm-se cépticos e aguardam a chegada do modelo às lojas para formalizar uma opinião.

E tu? Ponderas atualizar o teu iPhone? Como vês esta mudança de tamanho no extremo de entrada e de topo? Deixa-nos o teu comentário.