Se estás ansioso para colocar as mãos no iPhone 12 com ecrã de 5,4" ou no iPhone 12 Pro com 6,7", pode ser que tenhas de esperar um pouco mais. Isto porque, de acordo com a publicação chinesa Digitimes, as versões com ecrã de 6,1" do iPhone 12 e iPhone 12 Pro devem chegar às lojas antes das demais unidades.

O lançamento comercial em duas fases foi revelado nesta segunda-feira (07), com as informações tendo sido obtidas através de fontes ligadas à cadeia de fornecimento de componentes, que informaram que as placas de circuito SLP (substrate-like PCB) para os modelos com ecrã de 6,1" foram enviadas desde julho, enquanto a dos outros teria saído apenas em agosto.

iPhone 12 pode ter lançamento comercial em duas fases

As informações sobre o "atraso" no lançamento comercial foram reforçadas pela própria Apple, que sugeriu que os iPhones lançados neste ano chegariam, de facto, um pouco após o planeado – mas infelizmente, a gigante de Cupertino não entrou em detalhes sobre quanto tempo teríamos de esperar para que os outros modelos chegassem às lojas.

Não é a primeira vez que vemos um lançamento comercial do iPhone atrasar – em 2017, o iPhone 8 chegou em setembro, e o iPhone X apenas em novembro. Em 2018 o XS e XS Max estrearam em setembro, com o iPhone XR ficando apenas para outubro.

Apenas no ano passado a Apple conseguiu alinhar o lançamento comercial de todos os modelos (iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max), ou seja, ficou mais como uma exceção do que uma regra. Este ano devemos considerar toda a situação da pandemia da COVID-19, que acabou por atrapalhar planos, logística, testes e muitos outros pormenores, o que torna este possível atraso bastante compreensivo.

Ao mesmo tempo, o atraso para as variantes de 5,4" e 6,7" pode também compor uma estratégia comercial, vendo que, possivelmente, ambos os modelos serão os mais antecipados pelos fãs da linha de telemóveis da maçã, um pela portabilidade e o outro pelo ecrã de maior dimensão.

Todos os iPhones lançados em 2020 devem chegar ao mercado com suporte ao 5G, com design inspirado no iPad Pro e com chips ainda mais rápidos e económicos, o que com certeza vai despertar a atenção de muitas pessoas. Rumores sugerem que apenas o 12 Pro e 12 Pro Max podem embarcar o sensor LiDAR, com o mais caro deles sendo também compatível com 5G mmWave, uma versão do 5G com menor alcance mas capaz de entregar velocidades superiores ao sub-6GHz.