• Home
  • Notícias
  • iPhone 14 Plus: mesmo fracassado, vence o 13 mini
iPhone 14 Plus: mesmo fracassado, vence o 13 mini
Pedro Alves

iPhone 14 Plus: mesmo fracassado, vence o 13 mini

PUB

Em pleno ano de 2020, o lançamento da gama iPhone 12 veio dotar o mercado de um equipamento de nicho com concorrência praticamente inexistente: o iPhone 12 mini. Apesar do seu sucesso não ter sido especialmente arrebatador, a Apple decidiu repetir a receita no ano seguinte, e fez nascer então o 13 mini. Mais uma vez o mercado não explodiu de entusiasmo, e a gigante da maçã, no ano seguinte, parou com os smartphones pequenos e inverteu totalmente a estratégia, decidindo criar uma versão maior do iPhone mais básico: o iPhone 14 Plus.

Este modelo, talvez derivado à subida de preços aplicada, continuou a senda de insucesso dos seus antecessores menores... Contudo, relatórios recentes dão a entender que, apesar disso, o 14 Plus é mais popular que o 13 mini, que ainda é oficialmente vendido pela Apple.

A fonte desta informação é a DSCC, entidade que controla o fornecimento mundial de displays para smartphones. O relatório elaborado por esta entidade analisa os dados desde junho de 2022, e mostra claramente que foram enviados mais 59% de displays de 6,7" destinados ao 14 Plus, quando comparados com os de 5,4" utilizados no 13 mini, tendo em conta um período equivalente.

Apesar deste resultado, de certa forma, animador, importa mencionar que o 14 Plus é, mesmo assim, o smartphone menos bem sucedido de toda a linhagem onde se insere: a gama iPhone 14. Tendo em conta o mesmo relatório, sabe-se agora que 36% dos displays fornecidos se destinam ao 14 Pro Max, 28% ao 14 Pro, 25% ao 14 "normal", e apenas 11% ao 14 Plus...

Há que ter em conta que o número de displays fornecidos não deve servir como base para espelhar a quantidade de iPhones vendidos, já que muitos destes componentes acabam por ser utilizados, por exemplo, em reparações, e outros acabam ainda por ficar armazenados em stock. Contudo, o quadro geral em causa acaba por ser relativamente preciso.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias