Os iPhone 16 e 16 Pro estão no mercado há pouco tempo, mas certamente que já haverá utilizadores a levar as mãos à cabeça por terem deixado cair o seu novo telefone. Desse modo, a iFixit desmontou o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, bem como os modelos 16 Pro e 16 Pro Max, demonstrando o quão difícil (ou não), poderá ser a sua reparação.
Ao contrário do iPhone 16, os modelos Pro não apresentam a mesma técnica simplificada de remoção da bateria. O que, desde já, é algo que pode condicionar a manutenção do telefone não só num início, mas ao longo dos anos. No entanto, o acesso a componentes internos é um pouco mais fácil, uma vez que pode ser feito através da parte de trás do iPhone em vez do display, que é mais propenso a danos.
A bateria no iPhone 16 Pro está envolta em metal, semelhante ao iPhone 16, mas no caso do iPhone 16 Pro Max, não se vê o mesmo revestimento metálico. Consequentemente, de acordo com a equipa iFixit, a escolha em usar uma bateria envolta em metal apenas no Pro e não no Pro Max acaba por ser perplexa. Não há, por isso, para já, uma razão objetiva sobre o porquê de tal decisão.
Para além disso, a desmontagem revelou que o scanner LiDAR é agora mais acessível para reparações, já que não se encontra, uma vez mais, localizado sob o conjunto principal da câmara. Por outro lado, embora os módulos da câmara pareçam quase idênticos, não são intercambiáveis devido a variações no comprimento do cabo e na colocação de um parafuso em diferentes localizações em cada modelo.
De uma perspetiva interessante, é possível observar que a Apple reposicionou a antena mmWave para acomodar o novo (botão) Controlo da Câmara, colocando-a numa área cavada perto do topo do dispositivo.
Algo muito relevante revelado durante o vídeo é que os modelos iPhone 16 Pro utilizam um modem Qualcomm SDX71M, uma versão personalizada do modem SDX70M encontrado no iPhone 15 Pro.
Finalmente, a iFixit atribuiu uma pontuação de facilidade de reparação de 7 em 10 aos modelos iPhone 16 Pro. Isto porque as mudanças de design e a disponibilidade de documentação de reparação como foram fatores determinantes para facilitar todo o processo, que seria bem mais complexo sem esses ajustes.
Positivo! Mas lembra-te, o score até poderia ser 10/10, não compensa para deixar cair o iPhone.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple:
Deixa o teu comentário