iPhone 17 poderá chegar sem slot física para cartão SIM ao mercado português

Cá está um rumor que ganha cada vez mais força, e que deverá concretizar-se mais cedo ou mais tarde com o lançamentos dos iPhone 17 e modelos que se seguirem. Mais do que apenas nos Estados Unidos da América, a empresa de Cupertino parece estar a preparar-se para retirar a slot dos cartões SIM dos seus equipamentos.

De facto, parece que há países da União Europeia para os quais os colaboradores de Revendedores Autorizados da Apple têm de concluir, até sexta-feira, dia 5 de setembro, uma formação relacionada com iPhones, e no que ao eSIM diz respeito. Daí, podemos já concluir que, a confirmarem-se os rumores, Portugal poderá ser um desses países, onde os novos equipamentos possam não ter uma entrada física para a colocação do cartão de rede móvel.

Teoricamente, as informações sobre a formação estão disponíveis na aplicação SEED da Apple, utilizada por colaboradores das Apple Store e de Revendedores Autorizados Apple em todo o mundo, pelo que é bastante provável que o curso sobre eSIM se estenda para lá da UE. Nos Estados Unidos, todos os modelos de iPhone 14 e posteriores já não têm ranhura para cartão SIM, recorrendo exclusivamente à tecnologia digital eSIM. Este ano, também nos EUA, viu-se o mesmo a acontecer com os Google Pixel 10.

Porém, a Apple ainda não retirou a slot do cartão SIM noutros países, mas é provável que o faça a partir dos novos iPhone 17. Vejamos, pode ser que se fique apenas pelo iPhone 17 Air, que devido ao seu design ultrafino não deverá poder conter o cartão físico.

Porém, será, quem sabe, uma oportunidade única para que a Apple aplique o mesmo conceito aos restantes equipamentos. Ainda assim, poderão existir algumas exceções, como a China.

Aqui, a comunidade divide-se. Por um lado, ter um SIM digital pode ser benéfico no momento em que o equipamento é perdido ou roubado, dado que é impossível remover o cartão sem que o iPhone seja desbloqueado. Contudo, é algo que também beneficia as operadoras móveis na medida em que incorrem em custos menores, e permite que estas sejam mais agressivas na realização de campanhas de fidelização e não só.

Faltam poucos dias para o anúncio dos novos iPhone – dia 9 de setembro. Aí ficaremos a saber tudo sobre os equipamentos.