iPhone 17 vs iPhone 16 - Nem dá para comparar...
A Apple revelou a nova linha iPhone 17, bem como um novo iPhone Air. E o facto é que todos os dispositivos impressionaram, principalmente quando comparados aos terminais do ano anterior.
Contudo, se há um que se destaca quando colocado lado a lado com o mesmo produto de 2024, é o iPhone 17. O iPhone 17 passou a ser “mais” Pro, e está agora mais up to date do que nunca quando comparado a outros equipamentos no mercado, como smartphones Android.
Comecemos pelas semelhanças
Visualmente, os dois modelos mantêm o mesmo estilo. Isto é, traseira em vidro e estrutura metálica a cercar os dois lados do terminal. O iPhone 17, ao contrário dos restantes modelos apresentados este ano, continua com o módulo de câmaras em formato vertical e não apresenta alterações significativas no aspeto exterior.
Ou seja, para quem o vê de longe, pela primeira vez, não há grandes alterações. O iPhone 17 e o iPhone 16 são, afinal, mais parecidos (ou iguais) do que possas imaginar. Aliás, como é habitual.
Ecrã
Porém, é no ecrã que começas a notar as diferenças. A grande novidade é a taxa de atualização de 120Hz, antes exclusiva dos modelos Pro. É algo que se vinha a pedir, há muito, para os modelos “Standard” dos iPhone e, agora, está presente no iPhone 17.
Por outro lado, o novo ecrã tem 6,3 polegadas e oferece agora uma experiência mais fluida, enquanto que o modelo do ano passado mantinha o anterior tamanho de 6,1 polegadas e bezels mais visíveis.
Finalmente, ainda no ecrã, houve uma alteração no quão bem tu consegues usá-lo no exterior, principalmente em locais com imensa luminosidade. Agora, o iPhone 17 consegue atingir um brilho máximo de 3000 nits, enquanto que o iPhone 16 se fixava nos 2000 nits.
Desempenho e armazenamento
Aqui, o upgrade é o habitual e, muito sinceramente, notório! O novo iPhone 17 contém o processador A19, que promete uma melhoria de cerca de 20% na performance gráfica e eficiência energética face ao A18 – aquele que podes encontrar no iPhone 16. Finalmente, tal como se viu noutros modelos, a versão base, presente no mercado, do iPhone 17 começa com 256GB de armazenamento. Anteriormente, podias comprar o iPhone 16 com 128GB de armazenamento.
Câmaras
Outro upgrade este ano face ao ano anterior. Como se poderia imaginar, a segunda câmara que encontras na parte de trás do equipamento deixou os 12MP e passou a ter os 48MP que os modelo Pro apresentaram no ano passado. Ou seja, o iPhone 17 têm agora ambas as câmaras traseiras de 48MP, permitindo capturas mais nítidas e melhor desempenho em ambientes com pouca luz. Assim, há um salto de qualidade, em matéria fotográfica e, se és utilizador e fã da lente ultra-grande angular, o iPhone 17 trouxe o que procuravas.
Já do lado frontal, há um salto entre o sensor já antigo de 12MP e o novo, presente no iPhone 17, de 18MP – que te entrega melhor qualidade e o novo recurso Center Stage.
Conclusão
Ora, excluindo o fator preço – que é mais relativo –, a escolha parece óbvia. Pelo preço anteriormente praticado pela Apple para o iPhone 16, o modelo deste ano apresenta uma performance melhor, câmaras melhores, e um ecrã muito melhor do que o modelo do ano passado.
Com um preço similar e o dobro do armazenamento na versão base, fica difícil, um ano depois do lançamento do iPhone 16, dizer que o iPhone 17 não compensa.