iPhone Air vs iPhone 16 Plus - Parece óbvio, mas não é

A Apple apresentou o iPhone Air como o grande destaque da sua nova linha de iPhones. Para muitos, a maior novidade dos últimos anos e, quem sabe, desde o iPhone X em 2017. É o iPhone mais fino de sempre – com apenas 5,6 milímetros de espessura – e aposta num design premium, mas será que justifica trocar ou pagar mais face ao iPhone 16 Plus?

Uma coisa não invalida a outra. Afinal, o iPhone 16 Plus continua a ter mais câmaras, um ecrã maior e uma bateria, teoricamente, melhor. Mas peca noutros aspetos. Basta perceber quais são aqueles que tu valorizas mais. Vamos às diferenças!

Design e materiais

Como referido anteriormente, o iPhone Air tem apenas 5,6 milímetros de espessura. É um equipamento ultracompacto e que se distingue, neste aspeto, bastante do modelo Plus do ano transato. Para além disso, pesa apenas 165 gramas, que parecem pouco comparado com os 199 gramas do modelo Plus de 2024.

Do mesmo modo, distinguem-se também pelos acabamentos, que no caso do Air se compõem entre titânio e vidro Ceramic Shield 2, ao passo que o iPhone 16 Plus é feito de alumínio e o vidro é Ceramic Shield (1) só à frente. Ainda no que concerne ao design, principalmente na parte de trás, poderás observar apenas uma câmara e a nova ideologia do módulo “horizontal” da Apple para 2025 no iPhone Air, enquanto que no modelo Plus do ano passado, as duas câmaras na vertical.

Ecrã

Aqui, ainda que não se note à primeira vista, há grandes mudanças. O novo iPhone Air conta com um ecrã OLED de 6,5 polegadas, com um brilho máximo de 3000 nits e, acima de tudo, a tecnologia ProMotion de 120Hz concedendo-lhe o Refresh Rate variável.

Já o iPhone 16 Plus: também é OLED, mas com um tamanho ligeiramente maior de 6,7 polegadas, tem menos brilho (no pico) – de apenas 2000 nits – e, do mesmo modo, uma taxa de atualização de até 60Hz. Ou seja, quando vistos lado a lado, notarás automaticamente a diferença entre os equipamentos, na medida em que um te parecerá mais atual quanto possível e o outro antiquado.

Processador e memória

Também aqui as diferenças acabam por ser…notórias. O iPhone Air traz o mais recente (e melhor) processador da Apple para smartphones, o A19 Pro (3 nm) – este é até 40% mais rápido que o A18, que é aquele que encontras no modelo 16 Plus.

Ora, não só o processador é deste ano, como estás a comparar uma versão Pro com a versão Standard. E daí, podes concluir que, independentemente da RAM de cada um, ou do tamanho, ou do que quer que seja, o Air é bem mais apetecível para estar contigo nos próximos anos do que o iPhone 16 Plus.

Quanto ao armazenamento, há diferenças porque a Apple colocou o Air no mercado a partir da opção de 256GB de armazenamento, enquanto que o iPhone 16 Plus pode ser adquirido a partir de 128GB de armazenamento.

Câmaras

Aqui o ponto é ligeiramente mais complexo. O iPhone Air conta apenas com uma câmara de 48MP. Porém, o iPhone 16 Plus tem duas – uma também de 48MP e outra de 12MP. Assim, se a tua opção é procurar o que te oferece melhor capacidade fotográfica, muito provavelmente deverá ser o Plus devido à flexibilidade – dado que tens uma câmara grande angular e outra ultra-grande angular.

Bateria

Este é outro aspeto que deves ter em consideração e que pode pesar na tua decisão. Falando somente de números, a bateria do iPhone Air é de 3000 mAh. A do iPhone 16 Plus é de 4674 mAh. Estás a ver a diferença?

Ora, a verdade é que o quão grande é a bateria do equipamento não determina (a 100%) quão boa pode ser a sua autonomia. E, no caso do novo iPhone Air, a Apple promete que o mesmo dura mais do que se possa pensar – nomeadamente devido a toda a tecnologia que o mesmo tem no seu interior. Porém, 3000 é uma coisa, 4674 é outra.

Conclusão

Muito objetivamente – se procuras o pináculo da inovação, queres um telefone fino, com o processador mais atual e o melhor ecrã, então o iPhone Air tem de ser a tua decisão. Se não queres preocupar-te com a autonomia e até gostas de usar a lente ultra-grande angular no teu iPhone, fim de discussão, opta pelo 16 Plus.

A escolha não é fácil, e dependerá única e exclusivamente do uso que pretendes dar ao equipamento. Todavia, se adicionares o fator preço a esta equação, certamente que farás uma escolha ainda mais ponderada e adequada a ti.