iPhone ou iPad lento? 5 causas para isso estar a acontecer

Expomos algumas das causas possíveis.
Escrito por André Morais e
3 mins de leitura
iPhone ou iPad lento? 5 causas para isso estar a acontecer
Publicidade
Publicidade

Ao longo do tempo, ocorre o desgaste dos componentes internos de qualquer equipamento eletrónico. Isto resulta numa diminuição de performance gradual.

Vais reparar que as aplicações estão a abrir mais lentamente, que o browser demora mais tempo a carregar os websites e quando escreves uma mensagem muito rápido, o processamento das palavras é mais demorado. Isto é normal, visto que ainda não existe um equipamento que seja à prova do tempo.

Contudo, parte da lentidão do teu iPhone/iPad pode ser resolvida por ti! Seguindo alguns procedimentos bastante simples podes aumentar significativamente a performance do teu equipamento.

Vou então expor algumas das causas possíveis:

Armazenamento cheio

Muitas vezes os iPhones entram em estado "bootloop" (loop de inicialização) após um update ou após reiniciar, porque o seu armazenamento está praticamente cheio. Deves gerir sempre da melhor forma o armazenamento do teu iPhone para evitar esta situação desagradável. No entanto, o "bootloop" não é a única consequência da falta de armazenamento disponível. O teu iPhone pode estar com um défice de performance por causa disto mesmo.

Podes verificar o teu armazenamento disponível seguindo estes passos: Vai a Definições > Geral > Armazenamento no iPhone.

A eficiência do teu iPhone baseia-se muito na memória, por isso para o teu iPhone funcionar na sua plenitude deves deixar pelo menos 1GB de armazenamento livre.

Para libertar memória deves:

  • Desinstalar aplicações que usas com pouca frequência;
  • Apagar fotos e vídeos duplicados ou insignificantes;
  • Apagar a cache das aplicações.

Caso o teu iPhone tenha espaço suficiente, então a memória não é a causa do problema.

Aplicações em segundo plano

É certo e sabido que o iPhone é exímio no que toca à gestão da memória RAM. Contudo, muitas aplicações abertas em segundo plano podem tornar o teu iPhone relativamente mais lento, especialmente se for um modelo antigo com 2 ou 3GB de RAM.

Cada vez que abres uma aplicação e fechas de seguida, ela fica aberta em segundo plano e continua a utilizar uma pequena percentagem da memória RAM do teu equipamento. Como diz o ditado "grão a grão enche a galinha o papo". Cada grão é uma aplicação que tu abres e não a fechas totalmente e o papo é a memória RAM.

Para libertar alguma memória RAM e, por conseguinte, tornar o iPhone mais rápido, deves fechar as aplicações que estão abertas em segundo plano.

No entanto, lembra-te que fechar as aplicações fará com que, da próxima vez que as abras, o iPhone tenha de gastar energia para as iniciar totalmente de novo.

Software desatualizado

Eu sei que, por vezes, atualizar o software pode tornar o iPhone mais lento. Deves, contudo, ter em consideração que a maioria dos updates consistem em correções de erros, e problemas de performance do sistema. Portanto, deves manter sempre o teu iPhone atualizado para a última versão do iOS, uma vez que software desatualizado pode também ser a causa do problema de lentidão do teu equipamento.

Notificações

Algumas aplicações continuam abertas em segundo plano, tais como redes sociais, streaming e jogos. Essas aplicações precisam de te estar sempre a notificar de mensagens ou posts, novos filmes, séries, ou um novo evento multijogador. Deves perguntar-te se as notificações de algumas aplicações são indispensáveis para ti. Caso concluas que não precisas de todas as notificações das aplicações que tens, desativa as mesmas e vais ver que a performance do iPhone melhora.

Safari

Para acelerares o Safari deves limpar os dados dos sites e o teu histórico seguindo os passos: Vai às Definições > Safari > Limpar histórico e dados dos sites.

Após o seguimento destas dicas, recomendo que reinicies o teu iPhone. Deves notar uma diferença significativa na performance e fluidez do mesmo desde aí!


Não... o meu iPhone/iPad continua lento!

Neste caso, a tua melhor opção é fazeres um reset total para as definições de fábrica. Para fazeres isso segue os passos: Vai às Definições > Geral > Transferir ou repor iPhone > Apagar conteúdo e definições.

Se com todas estas dicas não te tiver ajudado, recomendo que leves o teu equipamento a um Centro de Assistência Autorizado da Apple, por exemplo, a Ponto Sagres, um centro de assistência com reconhecimento de excelência pela Apple.

Fizeste tudo ao teu alcance, portanto não te sintas mal. Os técnicos vão agora avaliar o que pode ser feito. Se não tiveres capacidade de te deslocar até à loja física, em Aveiro, a Ponto Sagres tem uma solução excelente para ti! O serviço iOS Repair permite-te enviar o teu equipamento para o centro de assistência sem quaisquer custos e sem saíres de casa. Para saberes tudo sobre o serviço iOS Repair clica aqui.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo