iPhone 17 vs iPhone 17 Pro - Várias diferenças para além do nome

Os iPhone 17 e 17 Pro já são conhecidos. A Apple apresentou os novos equipamentos e, ao contrário do Air que foi uma enorme novidade, já se esperava que a empresa lançasse versões atuais dos modelos “Standard” e Pro do ano passado.

Ora, mas até que ponto são tão diferentes assim e fazem com que haja um aspeto racional por detrás da diferença de preço entre o modelo regular e o iPhone 17 Pro.

Ecrã e design

Este ano, o iPhone 17 recebeu um excelente cuidado por parte da Apple no que ao ecrã diz respeito. Deste modo, o mesmo passa a ter as mesmas 6,3 polegadas do iPhone 17 Pro, com o mesmo brilho no máximo, de 3000 nits, e o ProMotion (taxa de atualização de 120Hz), bem como o recurso Always‑On Display, funcionalidades antes exclusivas dos Pro.

Já os equipamentos Pro, para além de tudo isso, oferecem a possibilidade de o adquirires em dois tamanhos diferentes – 6,3 polegadas e 6,9 polegadas, no caso do Pro Max. O mesmo acontece com as cores, que são cinco, ao todo, para o modelo 17, enquanto que os Pro apenas têm três opções disponíveis. Mais concretamente, azul, laranja e prateado.

Porém, se o design do iPhone 17 se mantém praticamente inalterado face ao ano anterior, os Pro mudam radicalmente. Passam agora a ser constituídos por um corpo único em alumínio.

Desempenho

Aqui, há também diferenças, as habituais. Por um lado, o iPhone 17 chega ao mercado com o processador A19, por outro, os equipamentos Pro com o A19 Pro – o mais potente dos dois. Desta feita, o A19 conta com uma CPU de 6 núcleos e GPU de 5 núcleos, e o A19 Pro com uma câmara de vapor para um desempenho sustentado 40% superior face ao A18 Pro, bem como CPU de 6 núcleos e GPU de 6 núcleos. Ambos contêm o também novo chip N1 para Wi‑Fi 7, Bluetooth 6 e Thread.

Autonomia e armazenamento

A Apple melhorou a bateria em toda a gama, mas o iPhone 17 Pro Max lidera com até 39 horas de reprodução de vídeo, contra 33 horas no Pro e 30 horas no iPhone 17. Com efeito, podes esperar uma autonomia melhor nos equipamentos Pro, principalmente no maior, que promete ser o melhor de sempre apresentado pela empresa de Cupertino.

No caso do armazenamento, as diferenças também são visíveis. O iPhone 17 chega em apenas duas capacidades de 256 e 512GB. O iPhone 17 Pro pode ser adquirido com até 1TB de memória e o 17 Pro Max bate um novo recorde de 2TB.

Câmaras

O último ponto diferenciador entre ambos. Como já terás visto, o iPhone 17 traz duas câmaras traseiras de 48 MP (principal e ultra grande‑angular), o que é um upgrade face ao mesmo modelo do ano anterior. E, para além disso, a nova câmara frontal Center Stage, com sensor quadrado para selfies mais versáteis – agora com 18MP.

No entanto, essa nova câmara frontal está também presente nos iPhones 17 Pro. Estes, por sua vez, também tiveram direito a uma melhoria numa lente que, infelizmente, não está no modelo regular. Ou seja, acrescenta uma lente telephoto de 48MP com Zoom Ótico até 8x e, para vídeo, possibilidade de gravar em ProRes RAW, Log 2 e suporte a Genlock.

Conclusão

São, portanto, várias as diferenças de um para outro iPhone. Se há quem afirme que o iPhone 17 se aproximou mais dos Pro, também se pode dizer que os Pro são ainda mais Pro. O preço diferencia-se, como é óbvio. Mas tudo dependerá do que realmente valorizas num smartphone. Se quiseres as melhores câmaras, autonomia, processador, armazenamento e um novo design, já sabes para onde deverá recair a tua escolha.