A "guerra" entre a Epic Games e a Apple está aberta e ainda vai fazer correr muita tinta. Contudo no meio de tudo isto quem mais perde somos nós os utilizadores.

Pois bem, conforme podes ler aqui, a app Fortnite foi retirada da App Store, afetando assim todos aqueles que jogam no seu iPhone ou iPad.

A disputa promete durar meses uma vez que a Epic Games, produtora do Fortnite, anunciou oficialmente que avançou com o caso para a barra dos tribunais.

Mas então, que implicações tem esta disputa para nós que jogamos Fornite no iPhone ou no iPad?

As notícias que tenho para ti não são de facto as melhores, porém se já tens a aplicação instalada com a versão 13.40 poderás continuar a jogar a atual 3ª Temporada do 2º Capítulo.

Até aqui nada de novo, a parte pior é que no iPhone ou no iPad não terás acesso à 4ª temporada do 2º Capítulo, nem tão pouco ao respetivo Passe de Batalha.

Este cenário claro poderá mudar se entretanto a disputa for resolvida, mas honestamente não deposito muita esperança que o desenlace ocorra num curto espaço temporal.

Por outro lado, se habitualmente costumas jogar Fortnite no teu Mac, aí tudo continuará como antes. A "guerra" atual só afeta dispositivos iOS e iPadOS.

Ainda assim, os dados da tua conta e o respetivo progresso estão assegurados e poderás sempre optar por outras plataformas. O Fortnite é um jogo transversal a quase todas as plataformas mais recentes, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Mac, GeForce Now e através da aplicação Android da Epic Games, por exemplo.

Apesar de a Google ter tomado a mesma decisão de banir a aplicação da sua loja, a Play Store, pelos mesmos motivos, os utilizadores Android poderão continuar a ter acesso ao Fortnite pela app da Epic Games como referi acima, ou através de outros meios como o próprio site da produtora em questão.

No que diz respeito aos dispositivos Android, visto este ser um sistema operativo livre, a retirada da aplicação da loja oficial em nada deverá afetar o normal funcionamento do jogo, bem como de futuras atualizações.

Lamento não te ter trazido boas novas neste assunto, mas acredita que como habitual jogador de Fortnite no iPhone partilho da tua desilusão.