Melhora a decoração de Natal com acessórios HomeKit

Melhora a decoração de Natal com acessórios HomeKit

Torna este Natal mais agradável e prático com estas dicas de acessórios HomeKit que vão deixar a tua decoração de Natal inteligente.

João Valente
∙ 3 minutos de leitura

O Natal aproxima-se a todo o vapor e começa a chegar a hora de decorar a nossa casa para entrar no espírito natalício. Tendo sido 2020 um ano exigente com uma pandemia a nível mundial, o mínimo que se pode fazer nesta época é tentar trazer um pouco de alegria às nossas casas.

Como entusiasta do HomeKit e da domótica em geral, sou sempre eu o encarregue de preparar a iluminação de Natal. Descorando o meu gosto para decorações natalícias, onde brilho mesmo é em automatizar tudo de forma a conseguir que esteja tudo certo, na hora certa.

Sim, com um ou dois acessórios consegues, não só ter sempre as luzes ligadas quando precisas, como também poupar alguns trocos no final do mês, por as desligares quando, de facto, não são necessárias.

A árvore de Natal

A peça chave de todas as decorações de Natal é, sem dúvida, a árvore de Natal. Sim, não me estou a esquecer do presépio que também não pode faltar, no entanto, esse vive bem sem umas luzinhas decorativas.

Para acompanhara a tua iluminação de Natal deves adquirir uma tomada inteligente compatível com HomeKit. Deixo-te aqui algumas opções:

Há mais opções em conta, basta até perder um pouco de tempo em sites como o eBay ou AliExpress e encontrarás certamente algum modelo a teu gosto.

Com a tomada montada e as luzes da árvore ligadas à mesma podes utilizar qualquer dispositivo Apple que tenhas para a controlar. Não só através da app Casa, mas também através da Siri. Exatamente, se tiveres, por exemplo, um HomePod mini podes dizer frases como "Hey, Siri! Turn on the Christmas tree".

Melhor que isso, podes até programá-la para se desligar quando sais de casa e ligar quando voltas a entrar ou até para apenas se ligar ao pôr do sol. E, por falar em pôr do sol...

Não esquecer das luzes exteriores

Ligar as luzes exteriores automaticamente assim que o sol se põe é, certamente, uma das melhores despreocupações que as tomadas inteligentes nos garantem. Podes também definir uma hora da noite para que as luzes se desliguem. Ou, até mesmo ao nascer do sol!

Para definires, basta abrires a app Casa, e clicares em automatização. Aí poderás definir a regra base como, por exemplo, "A uma determinada hora do dia". Depois, podes escolher a hora. No caso da imagem acima, está selecionada 1 hora antes do pôr do sol. E, podes também selecionar que apenas acontece se estiver alguém em casa. Assim que tiveres estabelecidas as condições, basta selecionares os acessórios a ser afetados pelas mesmas.

Aconselho que tenhas atenção redobrada na escolha de uma tomada se a fores colocar na parte exterior da casa. É importante garantir que é adquada para uso exterior para que não haja quaisquer problemas.

Dica extra

Se por acaso tiveres mais do que uma zona de luzes de Natal dentro de tua casa, podes agrupar os acessórios na app Casa e eles irão agir como se fossem um só.


Agora já tens tudo para tornar este Natal mais simples e prático lá em casa! De que estás à espera para pores mãos à obra e tornares a tua decoração de Natal numa decoração inteligente?

Estás interessado em conhecer mais acessórios HomeKit? Fica atento ao iFeed.