Já lá vai o tempo em que guardávamos tudo na cabeça. Hoje em dia, com tantos serviços online e com tantas exigências ao nível de segurança é simplesmente impossível decorar todos os acessos e passwords. Se estiveres a fazer as coisas bem, terás, eventualmente, que recorrer a um serviço para guardar os códigos, porque, convenhamos, ninguém consegue decorar passwords longas, com maiúsculas, minúsculas, letras e outros caracteres. Mas calma, estamos aqui para te ajudar. Fizemos uma seleção das melhores apps de gestão de passwords e, assim, só tens que escolher a que se adequa mais às tuas necessidades e à tua carteira.

Secrets

Começamos com um produto português. Secrets é uma aplicação de gestão de passwords, que permite não só guardar senhas de acesso, como também cartões bancários e qualquer tipo de informação que queiras guardar só para ti. Vem com uma extensão para o Safari que permite preencher logins sem o clássico copiar e colar. O design é similar à Wallet do iPhone e tem uma grande vantagem: é de compra única, ou seja, uma vez comprada, a app é tua para sempre, não sendo necessária subscrição mensal.

1Password

Esta é provavelmente a mais conhecida de todas. 1Password dispensa apresentações, na verdade, sendo muito utilizada não só a nível particular como também no meio empresarial. É bonita, simples, segura e muito fácil de organizar: consegues, por exemplo, adicionar tags e selecionar favoritos. O primeiro mês é de oferta, mas passado esse tempo, se pretenderes continuar com o serviço, terás que selecionar uma das opções de subscrição. Há várias disponíveis, até para famílias, por isso, o melhor é dares uma olhadela no site.

LastPass

A terceira sugestão também é bastante popular, especialmente porque é especializada em organizar automaticamente os códigos guardados. Em LastPass os itens dividem-se pelas categorias: senhas, anotações seguras. endereços, cartões de pagamento e contas bancárias. Para adicionar uma password ou dados de acesso é só selecionar a categoria e preencher os campos. Há uma versão gratuita, uma premium e um pacote para famílias, todos com acesso grátis em todos os dispositivos.

Keeper

Keeper guarda as tuas senhas em pastas, consoante a categoria a que pertencem. Há uma opção de pesquisa para ajudar a encontrar rapidamente o que precisas, através de filtros como data de criação, favoritos ou itens compartilhados com outras pessoas. Esta app utiliza um  um sistema de autenticação chamado de "Keeper DNA", que permite configurar um processo de verificação secundário. Portanto, se alguém conseguir entrar no teu cofre, com o DNA do Keeper, o acesso às senhas que previamente definires irá exigir verificação adicional do teu Apple Watch. O serviço carece de uma assinatura: há diferentes planos à disposição e desconto para estudantes.