Juntamente com o Mac mini e o MacBook Pro de 13", o MacBook Air foi um dos primeiros computadores da Apple a receber o novíssimo processador M1, desenvolvido pela própria. Agora, com o rescaldo do evento, surgem cada vez mais detalhes e pormenores que nos escaparam à primeira vista. Um deles é a alteração do layout do teclado do MacBook Air, que traz agora novas teclas de funções em detrimento de outras. Conhece aqui o que muda.

Em primeiro lugar, comecemos pelas novas funções. O novo MacBook Air tem agora teclas de funções para o Spotlight, modo Não Incomodar e Ditado. Mark Gurmam, famoso leaker do mundo Apple e editor na Bloomberg, notou esta diferença e partilhou no Twitter o novo layout, que podes ver de seguida.

Para acomodar estas novas teclas de funções, o Air teve que perder outras. Em particular, podes reparar que o novo teclado já não permite adaptar o brilho do teclado retroiluminado (teclas de incrementar e decrementar o brilho), assim como também deixou de ter a tecla de Launchpad. Para alguns utilizadores, estas alterações não terão um impacto real, enquanto que para outros, implicará usar estas funções através do macOS. Se fores como eu, as teclas de brilho do teclado são usadas com frequência, já que gosto de ajustar com frequência o brilho do teclado e ecrã às condições do sítio onde estou a usar o pc.

Não é a primeira vez que a Apple faz alterações ao teclado do MacBook Air. Algumas das alterações mais significativas passaram pelo teclado borboleta e posteriormente para o Magic Keyboard, assim como a adição do Touch ID para autenticação mais segura. Uma coisa é certa: quando a Apple arrisca numa alteração deste género, o seu foco é colocar as necessidades do utilizador em primeiro lugar, melhorando a qualidade do equipamento e a experiência de utilização do mesmo. Teremos que aguardar que os utilizadores coloquem as mãos nestes equipamentos e julguem por si próprios sobre esta nova alteração às teclas de funções e sobre o real impacto das mesmas.

Se estás de olho no novo MacBook Air com o processador M1, já o podes comprar através do site oficial da Apple, cujos preços iniciam nos €1159 (preço com IVA incluído). De acordo com a Apple, a disponibilidade para entregas começa a 17 de novembro. Vais esperar pelas reviews ou vais comprar já um novo MacBook Air com M1? Ou por outro lado, estás a considerar outro modelo? Partilha connosco na secção de comentários.