Instalar um novo sistema operativo é sempre um risco, especialmente se falarmos das suas primeiras versões, ou de atualizar num computador mais antigo.

No fórum do "MacRumors", foram vários os utilizadores de MacBook Pro de 13 polegadas de 2013 e 2014 que se queixaram que a atualização está a estragar os seus modelos.

Os utilizadores relatam que ao atualizar para o macOS Big Sur, os seus portáteis ficam presos num ecrã preto. Além disso, várias funcionalidades como NVRAM, SMC, safe mode ou recuperação via internet estão indisponíveis.

Aparentemente as queixas são feitas por um grande número de utilizadores com o mesmo problema. Ainda assim, não se sabe o número exato de clientes com esta situação.

E, a solução? Bem, a Apple não deu uma concreta. Houve um caso de um utilizador no Reddit cuja resposta foi marcar o reparo numa loja. O que é certo é que a empresa da maçã já se apercebeu do problema e deverá resolvê-lo em breve.

Se tens um destes modelos, o melhor mesmo é esperares antes de instalares o macOS Big Sur. Se, por acaso, já instalaste o macOS Big Sur no teu Mac e te deparaste com este problema, podes dirigir-te a um centro de assistência autorizado Apple, como a Ponto Sagres.