O que esperar da WWDC 2021

O que esperar da WWDC 2021

Aproximamo-nos vertiginosamente da WWDC 2021 e muita coisa pode vir a ser anunciada. Eis o que esperar do evento da Apple.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 6 minutos de leitura

Aproximamo-nos virtiginosamente do dia 7 de junho. A Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple está quase aí!

Para respeitar as normas de distanciamento social decorrentes da pandemia de COVID-19, a Apple dá mais uma vez o exemplo, promovendo este evento de modo 100% virtual.

A WWCD terá início às 10:00 (Pacific Time), o que significa que pelo nosso país serão 18:00. Poderás assistir a tudo a partir do website da Apple ou aqui no iFeed onde faremos a nossa habitual cobertura ao vivo.

E o que poderemos esperar? Que novidades nos trará a Apple para os próximos meses? Eis o que consideramos que poderá vir a ser desvendado:

iOS 15

iOS 15 | Fonte: Tech Bit
iOS 15 | Fonte: Tech Bit

Notificações

Segundo um relatório da Bloomberg no passado mês de abril, o próximo iOS 15 trará um desenvolvimento bastante interessante nas notificações: a contextualização, ou seja, a adaptabilidade ao tipo de atividade que o utilizador define ao longo do seu dia. O mesmo é dizer que, de modo transversal em todo o funcionamento do iPhone, as notificações comportar-se-ão de acordo a categoria que tenhamos selecionado, seja esta trabalho, descanso, dormir, etc.

O acesso às categorias referidas estará supostamente localizado na Central de Controlo e no Ecrã de Bloqueio, que serão também alvo de redesign.

Consta ainda que a "Resposta automática" venha a ser melhorada, uma vez que atualmente existe apenas em modo de condução.

iMessage

Para fazer face à concorrência, embora sem grandes informações, esperam-se desenvolvimentos no iMessage. A ideia de aproximar dos tubarões WhatsApp e Telegram estará cada vez mais cristalizada.

Privacidade

Continuando o caminho já encetado, que tem vindo a aprofundar muitas inimizades, a Apple estará supostamente a trabalhar na possibilidade de revelar aos seus utilizadores as aplicações que procedem à recolha dos seus dados em plano de fundo.

Saúde

O iPhone e o Apple Watch formam uma poderosa combinação constituida por sensores capazes de nos ajudar – e muito – na gestão do nosso dia a dia. Mas não se trata apenas no trabalho ou lazer. A saúde constitui um ponto cada vez mais ao alcance da nossas decisões, desde que para isso tenhamos os instrumentos necessários. Mas nem só de sensores se baseia essa gestão. Aparentemente o novo iOS poderá vir a integrar de modo nativo uma funcionalidade orientada para a alimentação, cujos dados cruzarão com a aplicação "Saúde".

Acessibilidade

Seguindo as implementações no iOS 14, a Apple continuará a apostar nesta área, no sentido de melhorar experiência do utilizador, talhada à medida das suas necessidades.

iPadOS 15

iPadOS 15 | Fonte: Pplware
iPadOS 15 | Fonte: Pplware

Segundo o relatório acima citado da Bloomberg, o iPadOS 15 poderá vir a constituir o maior e mais significativo update até à data. E faz todo o sentido, visto que o monumental iPad Pro com o chip M1 permitirá desbravar caminhos até hoje nunca desbravados. Desde a sua cisão com o iOS do iPhone, serão várias as possiblidades para tornar o iPad num instrumento com cada vez mais capacidade para fazer tremer muitos laptops que por aí andam.

watchOS 8

watchOS 8 | Fonte: 9to5Mac
watchOS 8 | Fonte: 9to5Mac

Considerando que a novidade mais recente no watchOS adveio do modo "Always-On", espera-se que nesta versão do sistema operativo se assista à extensão de várias aplicações operacionais modo, designadamente a Música, os Mapas, o Temporizador e talvez ainda outras.

Por outro lado, espera-se também que o Apple Watch se torne cada vez mais auto-suficiente, ou seja, que não dependa tanto do iPhone e da Internet para desempenhar as funções que tanto nos agradam.

macOS 12

macOS 12 | Fonte: MacRumors
macOS 12 | Fonte: MacRumors

Sobre o macOS pouco ou nada se sabe. Depois da interessante mudança do Catalina para o Big Sur, espera-se continuidade e uma integração cada vez maior entre os vários OS da Apple. Exemplo disso poderá ser a chegada das aplicações Atalhos e Saúde para os nossos computadores.

tvOS 15 e HomePod

tvOS 12 | Fonte: iCulture
tvOS 12 | Fonte: iCulture

Por estes lados também não há grandes rumores exeto talvez um redesign. O recente lançamento da nova Apple TV não entusiasmou, uma vez que, apesar de algumas diferenças, a utilização geral permaneceu igual. Se considerarmos a descontinuação do HomePod e o lançamento do seu irmão mais novo HomePod Mini, prevê-se um vôo cruzeiro neste departamento até a uma eventual revolução que integre todo o ecossistema Apple em casa. Vários são os rumores de um HomePod com ecrã, associado a fortes desenvolvimentos da transversalidade entre os vários aparelhos da Apple. Mas parece que ainda não será para já.

Por outro lado, não convém esquecer que a empresa está a querer apostar no Gaming, sinais que podermos começar a vislumbrar no tvOS 15.

Novo MacBook Pro

MacBook Pro M1X | Fonte: MacRumors
MacBook Pro M1X | Fonte: MacRumors

Muito embora a WWDC se foque fundamentalmente em software, a antecipação pelo novo modelo do MacBook Pro está cada vez mais intensa. E como não é inédito o lançamento de hardware neste evento, a Apple poderá aproveitar este momento para lançar o novo e redesenhado modelo desta gama mais elevada. Desde logo, espera-se que o SoC M1X (o M2 estará reservado para depois?) equipe duas versões de 14 e de 16 polegadas, bem como um design coerente com os (praticamente todos) seus congéneres. Esperemos também que os rumores se confirmem e que as portas HDMI e para SD card sejam recuperadas, bem como o carregador com MagSafe.

Novos modelos de computadores e de acessórios

Recorrendo ao novo M1X, poderemos também assistir ao lançamento de novos Mac Mini, iMac de 32 polegadas, MacBook Air multicolor e também, porque é o que faltará no fim de tudo isto, de um novo Mac Pro. Mas sobre este último prevê-se que só em 2022.

Há bem pouco tempo foram lançados os caríssimos AirPods Max. Mas com o novo formato lossless disponível nos conteúdos da Apple Music, não seria de estranhar o anúncio de novos (e compatíveis) AirPods Pro neste evento.

Novos serviços por subscrição

Subscription Services | Fonte: india.com
Subscription Services | Fonte: india.com

Embora em Portugal o serviço Apple One contemple apenas o iCloud, Apple Music, Apple TV+ e o Apple Arcade, no seu país de origem junta-se a este pacote o Apple News+ e o Apple Fitness+. Foi também anunciado recentemente o Apple Podcasts+.

Se continuarmos a juntar este sinal de adição a outras aplicações, todas confortavelmente aninhadas na Apple One, poderá abrir-se espaço para uma Saúde+, Mail+, Mapas+, Bolsa+, bem como outras possibilidades.

O que esperar então do WWDC2021?

Apple WWCD21
Apple WWCD21

Estamos a viver numa fase de mudança muito intensa no Universo Apple. Parece que se está efetivamente a configurar uma fronteira entre o agora e o que ficou para trás: um mundo de tons cinzentos de alumínio, que deixou de iluminar a maçã nos computadores portáteis e que inclusivamente a removeu da parte frontal dos novos iMac.

O caminho é o minimalismo colorido super-potente. Mas melhores desempenhos implicam novas funcionalidades. E para isso, melhor software. A Apple habituou-nos a isso. Quando menos esperamos surge de repente aquele pequeno (ou grande) detalhe que, embora nunca o tenhamos visto, é-nos profundamente familiar. Aquela ideia de alguma ser tão lógica que nem faria sentido pensar naquele aparelho sem ela.

E portanto, entre tantos sistemas operativos em desenvolvimento, certamente que a Apple nos dará aquilo de que sentimos necessidade, aquilo que ainda não percebemos que necessitamos e, claro, aquilo que já poderia existir, mas só que não. Se nos dessem tudo agora, os próximos eventos já não seriam tão impactantes, não é verdade?

Resumindo, nesta WWDC poderemos ter:

  • iOS 15;
  • iPadOS 15;
  • tvOS/HomePod 15;
  • watchOS 8;
  • macOS 12;
  • Novos MacBook Pro;
  • Novos serviços.

Aqui está outro conteúdo que também vais adorar:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.