Os Urbanista London são uma alternativa real aos AirPods

Os Urbanista London são uma alternativa real aos AirPods

O mercado está inundado de earphones sem fio, mas poucos oferecem uma garantia real de qualidade como os Urbanista London.

Nuno Rocha
∙ 5 minutos de leitura
  • Cancelamento Ativo de Ruído
  • Carregamento sem fios Qi
  • Controlos por meio de toque

Definitivamente a Apple criou mais uma moda quando em 2016 lançou os AirPods. Não foi a marca de Cupertino que descobriu a “pólvora”, mas a verdade é que lhe deu outra visibilidade e outra dinâmica.

O resto é história, e basta ver os milhões de utilizadores que todos os dias circulam com os seus earphones sem fio, seja de qual marca for.

É neste contexto que a Urbanista propõe o seu modelo London, que se pretende destacar pelo seu design, qualidade geral e também pelo preço.

Design

Começando pela caixa de carregamento, esta é elegante, com tamanho adequado e acima de tudo com um acabamento muito agradável, a superfície dá a sensação de que estamos a tocar em algo semelhante a borracha.

Os earphones partilham o mesmo acabamento, são leves e têm o tamanho e formas certas para serem equilibrados, fisicamente são muito semelhantes aos AirPods Pro.

Quando inseridos na caixa de carregamento têm um encaixe perfeito e seguro, aliás todo o conjunto passa um sensação de robustez e qualidade assinalável.

Principais características

O Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) é uma das principais bandeiras dos Urbanista London, sendo talvez um dos melhores produtos deste segmento de preço que oferece a possibilidade de usufruires do ANC. Neste capítulo, devo dizer que o ANC não será tão eficiente como nos AirPods Pro, contudo são bastante competentes a eliminar aqueles ruídos mais incomodativos, permitindo usufruir da música com outro conforto.

Também o Modo de Som Ambiente se revela bastante eficaz, clarificando os sons que nos rodeiam, mantendo a música num nível auditivo agradável. Este modo torna-se conveniente porque os Urbanista London usam as pontas de silicone para cancelamento passivo de ruído, o que por si só já isola alguns dos barulhos exteriores. Por falar em pontas de silicone, vêm acopladas aos earphones umas pontas de tamanho médio, e ainda três conjuntos alternativos das três medidas habituais, pequeno, médio e grande.

Quanto à compatibilidade os Urbanista London são universais e ligam-se, via Bluetooth 5.0, com muita facilidade a equipamentos iOS, Android, macOS, Windows, etc.

Adoro os Controlos sensíveis ao toque.

São práticos, diversos e funcionam com eficácia à primeira o que nem sempre acontecem em produtos deste género. O único senão é que ainda são alguns comandos para decorar, mas com o hábito facilmente nos adaptamos.


PLAY – Toque duas vezes no logótipo do auricular da esquerda (L).
PAUSE – Toque duas vezes no logótipo do auricular da esquerda (L).
VOLUME (+) – Toque no logótipo do auricular da direita (R).
VOLUME (-) – Toque no logótipo do auricular da esquerda (L).
ATENDER UMA CHAMADA - Toque duas vezes no logótipo do auricular Esquerdo (L) ou Direito (R).
DESLIGAR UMA CHAMADA - Toque duas vezes no logótipo do auricular Esquerdo (L) ou Direito (R).
REJEITAR UMA CHAMADA - Mantenha premido o logótipo do auricular Esquerdo (L) ou Direito (R).
SIRI - Toque duas vezes no logótipo do auricular Direito (R).
LIGAR/DESLIGAR CANCELAMENTO DO RUÍDO ATIVO - Mantenha premido o logótipo do auricular Direito (R) durante 2 segundos.
LIGAR/DESLIGAR MODO DE SOM AMBIENTE - Mantenha premido o logótipo do auricular Esquerdo (L) durante 2 segundos.


Para além destes, temos ainda o clássico auto-pause sempre que retiramos um dos phone da orelha.

Se como eu, gostas de praticar desporto, podes levar os Urbanista London contigo, a certificação de resistência IPX4, confere a possibilidade de resistirem alguma água, ou seja, suor e chuva ligeira, por exemplo.

A qualidade do som

Este é sempre um ponto sensível, cada qual tem o seu gosto e por isso vou tentar identificar o que ouço. Longe ser um audiófilo ou algo que se pareça, devo dizer-vos que gosto mais do som dos Urbanista London do que dos AirPods de segunda geração. Talvez por não ser audiófilo agrada-me o som com mais bass, mais envolvente, mais quente.

Mesmo com o volume mais elevado, tanto quanto os meus tímpanos aguentam, o som é perfeito e sem distorções. De forma geral agrada-me a experiência auditiva estéreo que os Urbanista London proporcionam. Relembro que esta é só a minha perceção da reprodução musical.

Em chamada também o som é claro e distinto não tive dificuldade em fazer diversas horas de chamada - sim eu ainda falo ao telefone e gosto, não há nada como ouvir as vozes das pessoas para realmente as perceber e distinguir as expressões, a geração SMS devia experimentar.

No que toca ao microfone, do outro lado dizem-me que ouvem claramente o que digo, embora quando estou na rua haja algum ruído de fundo que prejudica um pouco a qualidade da conversa.

Bateria para dar e vender

Para início de conversa, a caixa de carregamento suporta carregamento sem fios numa qualquer base compatível com o comum protocolo Qi, o mesmo que usam todos os normais smartphones do mercado.

Isto é bastante prático e rápido mesmo em bases mais básicas que carregam apenas a 5w.

Se preferires é claro que a podes carregar via cabo USB-C incluído na caixa, sendo obviamente um processo igualmente rápido.

No que toca à autonomia, não testei ao minuto, contudo devo dizer-te que na minha utilização habitual, chamadas, música e gaming móvel, nunca fiquei sem bateria, poucos minutos na caixa regeneram a autonomia dos earphones para mais consumo audio.

A marca sueca promete cinco horas de autonomia em reprodução e ainda quatro cargas completas na caixa, o que na prática para muitos de nós se vai traduzir em dias sem carregar a caixa.

Preço e Conclusão

Os Urbanista London estão à venda por 149 euros, mas com uma normal pesquisa, facilmente encontras promoções nos muitos retalhistas, mesmo nacionais, que vendem o produto oriundo da Escandinávia.

A questão de ouro é enquadrá-los na oferta oficial de AirPods da marca da Maçã. E isso é possível porque os AirPods de segunda geração começam nos 179 euros e não têm por exemplo ANC, Modo de Som Ambiente, caixa de carregamentos sem fios.

Obviamente que perdes outros recursos interessantes principalmente ao nível do potencial do ecossistema Apple.

Porém a vantagem de adquirir os Urbanista London é que com um valor de tabela mais baixo do que os AirPods de segunda geração tens muitas das características que só os AirPods Pro te oferecem, nesse caso por um valor bem mais elevado. Ainda não estão num patamar de qualidade geral dos AirPods Pro, mas também no preço não estão.

Concluo então, que por um valor bem razoável podes ter uma excelente experiência geral de funcionamento, qualidade de construção e som, no fundo um bom compromisso que tornam os Urbanista London uma alternativa a ter em conta.