• Home
  • Dicas
  • Óscares 2023: como assistir online e em direto
Óscares 2023: como assistir online e em direto
Pedro Alves

Óscares 2023: como assistir online e em direto

PUB

Os Óscares são o maior galardão cinematográfico que qualquer envolvido no meio aspira a ganhar. Ano após ano, apenas as melhores criações, os melhores elencos e as melhores equipas conseguem uma nomeação, algo que por si só já é motivo de um orgulho inigualável. Se, porventura, essa nomeação se converter numa estatueta dourada, o vencedor pode, convictamente, acreditar que atingiu o pináculo da sua carreira.

Este ano vai realizar-se a 95º cerimónia de entrega dos Óscares, a ter lugar em Los Angeles, mais concretamente no Dolby Theatre, como manda a tradição. Importa destacar que, pela primeira vez, temos representação portuguesa entre os nomeados! A curta-metragem "Ice Merchants", realizada por João Gonzalez, é uma das candidatas ao prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. Esta obra conta a história de um homem que, juntamente com o seu filho, salta diariamente de paraquedas, com o intuito de vender numa aldeia o gelo produzido por ambos durante a noite.

Entre os restantes nomeados, podemos encontrar filmes como "Top Gun: Maverick", "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" e "A Voz das Mulheres"; no que diz respeito a atores e atrizes nomeados, podemos contar com Colin Farrell, Austin Butler, Cate Blanchett e Michelle Williams como principais candidatos.

A RTP vai transmitir a cerimónia em exclusivo para Portugal

Pelo terceiro ano consecutivo, é a estação pública portuguesa que garante a transmissão da cerimónia de atribuição dos galardões dourados do cinema. Com efeito, é possível ver os Óscares 2023 em sinal aberto na RTP1, numa emissão conduzida por Mário Leme, a ter início às 23:45h (hora de Portugal) de hoje. O evento propriamente dito, em solo americano, apenas tem início à 01:00h portuguesa (já na madrugada de segunda-feira), no entanto a RTP vai mostrar tudo o que anteceder o espetáculo a partir da red carpet.

Tendo em conta os mesmos horários, também será possível assistir aos Óscares 2023 a partir da internet, em direto e de forma gratuita, a partir do RTP Play, ou com recurso à aplicação com o mesmo nome, disponível para download gratuito na App Store.

Como vês, não há desculpas para não acompanhares em direto este importante evento cinematográfico. No entanto, no caso de adormeceres a meio, desejamos que acordes com a notícia da vitória de "Ice Merchants" na sua respetiva categoria!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas