Por pouco tempo, entre o final de março e início de abril, a partilha rápida foi um recurso existente no WhatsApp. Entretanto teve que ser retirado da versão beta do serviço de mensagens por originar problemas de compatibilidade e bloqueios.

Para te familiarizar, a partilha rápida permite que, quando estás dentro de um conteúdo como uma fotografia ou website, ao clicares no menu de partilha poderás selecionar um contacto específico para partilhar o conteúdo instantaneamente com essa pessoa, pela aplicação de mensagem apresentada. Tal já era possível através do AirDrop (caso estejas próximo fisicamente da pessoa) ou iMessage da Apple, mas também com outras aplicações como Messenger ou Telegram. De acordo o utilizador do Twitter @WABetaInfo, a versão 2.20.80 do WhatsApp traz novamente suporte para a funcionalidade de partilha rápida.

Fonte: iMore

O funcionamento do recurso é automático. O WhatsApp deteta os contactos mais frequentes, ficando o sistema depois responsável por apresentar os detalhes de contacto no menu de partilha. Assim, serão apresentados os contactos numa combinação de aplicações mais usadas com as pessoas com quem frequentemente mais conversas.

Vale a pena notar que o recurso não irá funcionar caso as definições de segurança do WhatsApp estejam configuradas para bloqueio com Face ID ou Touch ID. É necessário fazer um compromisso entre a segurança e a conveniência para fazer uso desta funcionalidade, o que cabe a cada um decidir.

A versão mais recente do WhatsApp já se encontra na App Store. Já atualizaste a aplicação? Tiveste oportunidade de experimentar a funcionalidade? Partilha connosco.