Já pensaste na possibilidade de um computador portátil totalmente formado por ecrãs? E não, não me refiro apenas a um único ecrã tátil ao qual podes adicionar teclados físicos. Imagina antes um computador portátil em que ambas as partes são ecrã, ao qual podes dar um propósito próprio a cada.

Ao que a AppleInsider apurou, a Apple preencheu uma patente e estará a trabalhar numa solução de um acessório que permite conectar 2 iPads de forma a criar um dispositivo semelhante a um computador notebook.

Fonte: MacRumors

A patente preenchida descreve este produto como "Modular multiple display eletronic devices", que traduzido fica algo como "dispositivos eletrónicos modulares de múltiplos ecrãs". A patente foi preeenchida no dia 28 de julho com o U.S. Patent and Trademark Office, sugerindo que quando se conectam 2 iPads ou 2 iPhones através do acessório dedicado para o efeito, um dos dispositivos poderia ser utilizado para ecrã, enquanto que o outro para um teclado dinâmico.

O acessório visionado seria composto por dois conectores, articulados por uma dobradiça e ao qual os dispositivos eletrónicos se ligariam em cada uma das extremidades. O conector permitiria não só que os dispositivos se mantivessem unidos mas também agilizaria a transferência de dados, permitindo que os dispositivos trabalhassem como um só.

Fonte: MacRumors

As imagens sugerem que os dois dispositivos uma vez conectados, um deles ficaria assente numa superfície, enquanto que o outro ressaltaria enquanto ecrã, ao estilo de um computador portátil, conectados entre eles pelo referido acessório. O dispositivo móvel de ecrã teria a possibilidade de se encontrar quer na vertical quer na horizontal.

A presença de um ecrã enquanto teclado permite a abertura a colocar o utilizador no centro da experiência, levando a que este dispositivo servisse a real necessidade do consumidor. Isto é, à semelhança da Touch Bar nos MackBook Pro, o segundo ecrã enquanto teclado poderia alterar as suas funcionalidades com base na necessidade e contexto em que o utilizador se encontra. No entanto, a profundidade e o feedback tátil, tão comummente associados aos teclados físicos, seriam 2 variáveis que veriam a sua ausência em tal solução.

Na patente, é ainda apresentada a possibilidade de conectar os dispositivos na horizontal, bem semelhante ao atual Microsoft Surface Duo.

Fonte: MacRumors

Este não é a primeira e não será certamente a última patente registada pela Apple no que respeita a dispositivos compostos por múltiplos ecrãs. Apesar de registar imensas patentes regularmente, muitas delas não chegam sequer a ver a luz do dia e a materializar-se numa solução final para o consumidor. No entanto, é necessário ressalvar que são precisamente a exploração de ideias e testes de viabilidade das mesmas que nos colocam nas mãos produtos de elevada qualidade e com um grau de refinamento próximo da perfeição.

O que achas desta patente? Comprarias um produto deste género? Conta-nos o que pensas na secção de comentários.