Se há altura menos boa para comprar um iPhone novo é no verão. Atenção, não quero dizer com isto que a gama atual dos iPhones é má. Muito pelo contrário, os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max são dos melhores smartphones (senão mesmo os melhores) que podes comprar neste momento. Mas as razões porque deves esperar falam mais alto. Vamos então perceber porque vale a pena a espera.

A primeira razão que te podemos apontar é a altura do ano. Por norma, a Apple anuncia a sua nova geração de iPhones em setembro. Esperares mais um pouco permitir-te-á tirar o melhor partido do dinheiro que estás disposto a investir num smartphone.

Os iPhones 11 Pro e 11 Pro Max oscilam entre os 1179€ e os 1679€, de acordo com as opções selecionadas de tamanho e memória. Se estás disposto a investir estes valores num iPhone, provavelmente queres o melhor que um smartphone pode oferecer. Desta forma, com as novidades que se esperam para a próxima geração de iPhones, conseguirás obter o melhor que a gigante de Cupertino tem para oferecer ao aguardares mais um pouco.

Por outro lado, se não és um utilizador que faça questão de ter o modelo mais recente, a chegada de novos modelos anunciam a redução de preços dos modelos atuais. É comum na Apple que ao anunciarem a nova geração, também apresentem os modelos que irão continuar a vender, por norma com uma redução de preço. Neste momento, a Apple vende através da Apple Store 5 modelos: iPhone 11 Pro Max, 11 Pro, 11, SE 2 e XR. No entanto, nem sempre vemos os modelos atuais permanecerem na Apple Store após o anuncio da nova geração, pelo que se estás à espera de comprar um destes modelos a um preço mais acessível, poderás ter que procurar através dos retalhistas.

O terceiro motivo de espera vem associada ao hardware. Os novos modelos de iPhone vêm tipicamente com melhorias ao nível do hardware que permitem tirar vantagens de novas características do software. As melhorias de hardware permitir-te-ão correr aplicações mais pesadas e tirar partido de uma experiência de utilização melhor.

Em suma, esperar um pouco permitir-te-á tomar uma decisão mais consciente. Se quiseres o "latest and greatest", poderás ir para os novos dispositivos. Por outro lado, se ainda assim quiseres ir para um dos modelos atuais à altura os modelos do ano passado ou anteriores, acabas por poupar dinheiro em comparação com a compra à data de hoje.

E tu? Já tens iPhone? Se não tens, estás a pensar comprar um? Ou ponderas fazer upgrade ao teu? Partilha connosco na secção de comentários.