Queres que o ChatGPT seja o teu motor de pesquisa predefinido no Safari? Segue estes passos!

Queres que o ChatGPT seja o teu motor de pesquisa predefinido no Safari? Segue estes passos!

O ChatGPT para iOS foi atualizado pela OpenAI com uma novidade especialmente útil para quem utiliza o seu motor de pesquisa integrado — sobretudo para quem já o substituiu pelos motores tradicionais, como o Google.

Ao atualizares para a versão mais recente, a aplicação adiciona automaticamente uma extensão ao Safari que, quando ativada, redireciona as pesquisas feitas na barra de endereços do navegador para o chatbot.

Sem desmerecer o Google, o ChatGPT está mais bem preparado para lidar com certos tipos de pedidos, especialmente se procuramos uma resposta direta em vez de milhares de resultados. Por isso, esta opção vale certamente a pena experimentar.

Eis como o fazer!

Se já tens a app do ChatGPT instalada no teu iPhone, certifica-te de que estás a usar a versão mais recente. Para isso, abre a App Store, toca no ícone do teu perfil no canto superior direito e seleciona "Atualizar Tudo" para atualizar todas as aplicações instaladas. Em alternativa, percorre a lista e atualiza apenas o ChatGPT.

Definições > Aplicações > Safari > Extensões

De seguida, vai a "Definições" e escolhe "Aplicações". Desliza para baixo e seleciona "Safari". No ecrã seguinte, toca em "Extensões", escolhe "ChatGPT Search" e ativa a opção "Permitir Extensão". Em "Permissões", toca em google.com e altera a configuração para "Permitir".

Agora, abre o Safari! Escreve uma pergunta ou pesquisa na barra de endereços e submete-a. O ChatGPT surgirá de imediato para fornecer a resposta. Detalhe: por defeito, a IA inicia-se sem conta, mas provavelmente quererás iniciar sessão. Podes também optar por lembrar o dispositivo durante 30 dias, evitando ter de iniciar sessão sempre.

Mas há um "ponto negativo"

Atenção! Esta extensão pode ler e alterar páginas web, bem como aceder ao histórico de navegação neste site. Isso poderá incluir informações confidenciais, como palavras-passe, números de telemóvel e dados de cartões de crédito.

Embora seja uma solução algo improvisada, pode ser uma alternativa interessante para quem está cansado do Google — ainda que, por agora, não resolva questões de privacidade, que são cruciais para certos utilizadores.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: