Real Madrid e Apple unem-se para criar conteúdo exclusivo para o Vision Pro
O Real Madrid prepara-se para dar um passo inovador na forma como os adeptos vivem o futebol. Florentino Pérez, presidente do clube, confirmou que está em curso um projeto conjunto com a Apple para lançar, em 2026, um documentário imersivo exclusivo para o Apple Vision Pro, o headset de realidade aumentada lançado em 2024.
O maior clube do mundo, que na maioria das vezes se encontra na vanguarda e de mão dada com a inovação tecnológica irá por isso, ao que tudo indica, chegar aos seus adeptos de uma forma ainda mais pessoal e realista.
Segundo Florentino Pérez, a colaboração com a Apple representa “a união entre inovação, design e excelência”. O objetivo é claro, isto é, permitir que qualquer adepto sinta a emoção do Santiago Bernabéu como se estivesse fisicamente no estádio. A experiência promete transportar os fãs para dentro do jogo, com imagens captadas de todos os ângulos - desde as bancadas até aos balneários.
Com efeito, as filmagens iniciais foram realizadas durante a vitória por 1-0 frente à Juventus, na fase de grupos da Liga dos Campeões, em outubro deste ano. O projeto pretende recriar não apenas o ambiente do relvado, mas também os bastidores, oferecendo uma perspetiva inédita da vida do clube. Ou seja, algo que realmente diferencia o Vision Pro de outros equipamentos e que, por sua vez, lhe confere enorme valor.
O Real Madrid já tinha trabalhado com a Apple em 2023, com o lançamento de La Decimocuarta: Until the End, um documentário sobre as históricas reviravoltas na Liga dos Campeões. Agora, cria uma experiência contínua que poderá até funcionar como uma espécie de “bilhete de época virtual”, permitindo que sócios e adeptos vivam os jogos a partir de casa, com uma qualidade que, segundo Pérez, “chega a ser superior à do estádio”.
Consequentemente, isto poderá ser apenas o início daquilo que conhecemos como a possibilidade de assistir a uma partida de futebol. A verdade é que os estádios, por maiores que possam ser, são limitados. Mas, com a tecnologia certo, essas limitações físicas poderão ser ultrapassadas e, quem sabe, se no futuro não será possível ver uma partida diretamente a partir de um equipamento como o Vision Pro.