Regulamento europeu leva Apple a cortar funcionalidade no Apple Watch

A Apple vai retirar uma funcionalidade muito útil do Apple Watch nos países da União Europeia – entre os quais, o nosso – como resposta às exigências do regulamento dos mercados digitais (DMA). A mudança surgirá com as próximas atualizações para o iOS e watchOS 26.2, que trazem algumas novidades, mas também eliminam esta opção prática que muitos utilizadores nem sabiam que existia.

Até agora, os iPhones partilhavam automaticamente com o Apple Watch as redes Wi-Fi às quais já se tinham ligado. Isto permitia que o relógio se conectasse a essas redes sem necessidade de inserir a palavra-passe. Com a nova versão do sistema operativo, essa funcionalidade será desativada na UE. Parece ridículo, mas é real.

A razão? A Comissão Europeia quer que a Apple permita que dispositivos de outras marcas também tenham acesso a esse histórico de redes. Porém, a empresa liderada por Tim Cook, que não quer abrir essa porta a concorrentes como a Meta, optou por desativar por completo a funcionalidade, em vez de cumprir a exigência.

Já não é a primeira vez que algo deste estilo acontece. Este episódio é mais um capítulo na tensão crescente entre a Apple e os reguladores europeus. A empresa tem criticado abertamente a forma como o DMA está a ser interpretado, alegando que certas exigências colocam em risco a privacidade dos utilizadores e travam a inovação.

Como poderás recordar-te, não só foi necessário aguardar alguns meses para a chegada da Apple Intelligence e recursos similares, como houve recursos que só agora foram introduzidos – como é o caso da tradução em tempo real.

Veremos no que isto irá dar, e o quão impactante poderá ser para os utilizadores. Ainda que seja algo que possa parecer, acima de tudo, acessório e supérfluo, a verdade é que nem sempre o Apple Watch e o iPhone estão ligados um ao outro. E, por isso, deixando de haver ligação Wi-Fi com o Apple Watch, o mesmo passa a ser um relógio comum e deixa rapidamente de ser um relógio inteligente caso esteja fora do alcance do iPhone.