É uma das questões do momento, o malfadado notch parece que ainda não é no iPhone 12 que desaparece, mas uma redução já era um feito positivo.

A questão voltou à baila durante o fim de semana passado, despoletado por um post na rede social chinesa Weibo. Nas fotos desse post o seu autor alega que estamos a ver os ecrãs do futuro iPhone 12 de 5.4 polegadas.

As fotos foram posteriormente postadas no Twitter e apesar que algo turvas dá a perceber que o notch terá sido reduzido.

Ora, isto torna-se uma questão de lógica, ao reduzir o tamanho do ecrã, se mantivessem o tamanho do notch, esta cobriria grande parte do topo do mesmo. O que leva a crer que esta diminuição deverá ser real, não porque nós utilizadores queremos um notch reduzido, mas sim porque só assim faz sentido num ecrã de dimensões mais reduzidas.

Como podemos ver na foto em destaque neste artigo, o MacRumors fez um exercício comparativo entre o iPhone 11 Pro e este suposto ecrã do iPhone 12 de 5.4 polegdas, e de facto a redução é significativa. Contudo, ainda está por saber se esta redução se aplicará aos 3 outros modelos previstos.

Já há alguns meses o analista Ming-Chi Kuo falava de um ecrã com margens mais reduzidas e maior percentagem de espaço livre, o que também resultaria de um notch mais pequeno.

Relembro que está previsto que todos os alegados iPhone 12 sejam equipados com ecrãs OLED, o que a confirmar-se representará um salto de qualidade nos modelos mais acessíveis.

Faltam poucas semanas para o grande dia, aguardemos com paciência.