Será o iPhone 15 ainda mais caro? Eis os possíveis motivos

Será o iPhone 15 ainda mais caro? Eis os possíveis motivos

Escrito por
3 minutos de leitura

No mercado dos EUA, a Apple tem mantido o preço base no lançamento dos iPhones nos últimos anos, acrescendo apenas as taxas de imposto estaduais, que variam de estado para estado. Mas no que ao mercado internacional diz respeito, infelizmente essa realidade não se repercutiu. O preço dos iPhones, e outros produtos Apple em geral tem aumentado, (à exceção de um ou outro produto, como por exemplo, a Apple TV). Mas para muitos mercados como o português, começa a tornar-se incomportável a compra de novos produtos da marca.

Várias razões podem levar a este aumento desmesurado no mercado internacional, como logística mais cara, custos operacionais mais elevados, matéria-prima com alguma escassez e uma carga fiscal muito elevada sobre produtos tecnológicos. E o Brasil que o diga!  Outra nuance que na minha opinião faz com que os preços na Europa estejam inflacionados face ao mercado americano, tem que ver com as multas avultadas que a Comissão Europeia aplica às gigantes tecnológicas americanas, a Apple incluída.

Que não haja ilusões! Essas multas, na realidade são pagas pelo consumidor europeu, pois as empresas transitam esses valores para os produtos que colocam no mercado europeu, e claro, quem paga tudo é sempre o "Zézinho", entenda-se, os consumidores! Não sei até que ponto estas multas fazem sentido, tendo em conta que afinal são os europeus que as pagam indiretamente. Desse modo, a junção de todos estes elementos faz com que os produtos Apple, como o iPhone, aterrem no mercado europeu substancialmente mais caros que nos EUA.

Se recuarmos até antes do lançamento do iPhone 14, já era expectável que os modelos Pro fossem mais caros que os seus antecessores, isto claro, no mercado americano. O analista Ming-Chi Kuo, previu um aumento de 100 dólares em todos os modelos de iPhone 14, mas tal não veio a suceder, com a Apple a manter os mesmos preços base da gama iPhone 13.

Mas novos rumores apontam no sentido de que os futuros iPhones 15 Pro sofrerão um aumento, de forma a dilatar ainda mais a distância entres estes modelos e os modelos de iPhone 15 regulares. Além disso, o analista Jeff Pu alinha na rétorica de que o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max também sofrerão um aumento de preço. Apesar de tudo, não foram divulgados detalhes adicionais sobre os potenciais preços. Nota que estes rumores são apontados para o mercado doméstico da Apple, a saber, os EUA.

Segundo observado pelo 9to5mac, a Apple compra em quantidades bastante elevadas, fixa os preços e negoceia muitos dos seus componentes com mais de um ano de antecedência. Essa estratégia, permite à gigante tecnológica sediada nos EUA, resistir mais ao aumento de preços, do que outras empresas tecnológicas. Talvez seja este o motivo da Apple ter conseguido manter o mesmo preço para a gama do iPhone 14 nos EUA. Por outro lado, os seus concorrentes foram obrigados a aumentar o preço dos seus produtos, também em função do aumento de custo dos seus componentes.

Com efeito, não será surpresa nenhuma se efetivamente os iPhones 15 Pro, 15 Pro Max e Ultra (?) chegarem mais caros que os atuais modelos em mercado. Até mesmo os consumidores americanos já não esperam outra coisa, tendo em conta que isso também já era esperado por eles aquando do lançamento do iPhone 14. Escusado será dizer, que se os preços forem aumentados no mercado americano, a Europa, Portugal incluído, também levará por tabela com esse aumento, o que por consequência levará a que os futuros iPhones 15 Pro sejam ainda mais caros que os modelos atuais.

Curiosamente, os rumores indicam que os modelos regulares do iPhone 15 e 15 Plus, não terão nenhum aumento de preço, ainda que os relatos indiquem que estes modelos em questão receberão atualizações interessantes como o a Ilha Dinâmica e uma câmara bastante melhorada. Outra fonte (entretanto excluída) e com um bom histórico de acerto nas suas previsões, vai ainda mais longe, e alega que o iPhone 15 e 15 Plus podem ser mais baratos que os atuais iPhone 14 e iPhone 14 Plus. Se a estratégia da Apple é aumentar o fosso que separa os iPhones regulares dos modelos Pro, uma ideia interessante era a redução de preço dos modelos regulares.

É muito improvável que a Apple reduza o preço de algum produto. E tu, quais achas que serão os preços dos futuros iPhones 15? Achas que aumentarão, ou ficarão em linha com os preços atuais? Fica atento às novidades Apple aqui no iFeed.

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

Apple Watch Series 10 vs. Ultra 2 - Semelhanças e diferenças

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Apple adquire Pixelmator em movimento estratégico para fortalecer ecossistema criativo

Redação / / 2 minutos de leitura

iFeed Apple Awards 2024: Celebra a tecnologia Apple connosco! Vota já!

Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

MacBook Pro - Novos portáteis são ainda mais rápidos com o M4 Pro e M4 Max