A pandemia que atualmente enfrentamos levou a muitas mudanças, entre as quais medidas de proteção individual. Para reforçar a segurança pela proximidade, o governo lançou a aplicação "StayAway Covid", que já se encontra disponível para download nas lojas App Store e Google Play Store.

A aplicação é gratuita e de caráter voluntário, fazendo uso da proximidade física entre smartphones para rastrear de forma rápida e anónima possíveis redes de contágio por Covid-19. Assim, se tiveres a aplicação instalada e tiveres entrado em contacto com alguém infetado no prazo de 14 dias, a aplicação irá alertar-te da possibilidade de contágio.

Fonte: App Store

A aplicação estaria prevista chegar algures na próxima semana, sendo que foi possível que a mesma fosse disponibilizada mais cedo. A 11 de agosto, o Governo aprovou um decreto-lei, no qual a DGS é responsável pela gestão e tratamento dos dados da aplicação, a título "excepcional e transitório", durante o período que justifique pela situação de epidemia.

Podes descarregar a aplicação para iOS aqui. Mantém-te seguro e segue as recomendações da Direção Geral de Saúde. Protege-te e protege os teus.