A Apple estará a preparar-se para lançar pelo menos um novo modelo do iPad Pro (supõe-se que seja o de 12.9") neste final de ano, com um novo chip A14X de 5nm e suporte a redes 5G.

Chip este que terá começado a ser fabricado em massa há poucos dias, conforme avança o leaker Komiya no Twitter.

O lançamento do iPad Pro com A14X Bionic estava previsto para ocorrer este outono, aliás outra das novidades muito falada deste modelo deverá ser o seu novo painel Mini LED. Começou a falar-se disto mal a Apple lançou os seus dois novos Pro no inicio do ano - cuja principal novidade foi o sensor LiDAR para AR.

Se a produção em massa do A14X Bionic começou há dias, como avança o leaker Komiya, não deverá demorar muito até vermos aparecer este novo iPad Pro. E digo novo (singular) e não novos porque já surgiram rumores de que o iPad Pro 2020 de 11" poderá ser descontinuado em favor do iPad Air. O que faz sentido dado que o iPad Air chega a ser superior (pelo menos a nível de desempenho) ao atual iPad Pro de 11".

Se me satisfaz ou não isso já é outra questão... A resposta é evidente se vos disser que comprei o meu no seu lançamento há uns meses e tinha expectativas que fosse topo de gama por mais uns tempos (para nao sentir o meu investimento desvalorizado em tão pouco tempo)...

Certo é que a Apple tem ainda muito que revelar nas próximas semanas, nomeadamente o seu primeiro Mac com Apple Silicon (que deve trazer uma variante deste A14X ou até mesmo ser este chip que o vai equipar), um novo HomePod low-cost, a tão aguardada nova série de iPhones e muito mais. Resta-nos aguardar!