Tudo o que sabemos sobre o iPhone de 2021

Tudo o que sabemos sobre o iPhone de 2021

Houve muitos rumores que não se concretizaram com o iPhone 12, mas que poderão chegar com iPhone de 2021. Eis tudo o que sabemos sobre ele.

João Valente
∙ 4 minutos de leitura

Houve vários rumores para o iPhone 12, de 2020, que não se concretizaram. Ao que parece, grande parte deverá chegar este ano com os novos modelos de iPhone a serem lançados. Juntei para ti neste artigo tudo o que já sabemos sobre o iPhone de 2021.

O nome

Os primeiros rumores começaram com referência ao 'iPhone 13' como o iPhone de 2021, no entanto, rumores mais recentes começam já a apontar para outra nomenclatura, referindo que este ano deverá ser um ano 'S'.

Assim, 'iPhone 12S mini', 'iPhone 12S', 'iPhone 12S Pro' e 'iPhone 12S Pro Max' deverão ser os nomes escolhidos para os modelos a serem lançados este ano. E é dessa forma que os irei tratar durante todo este artigo.

Modelos sem nenhuma entrada

Se há coisa que já todos percebemos é que a Apple não tem medo nenhum de fazer jogadas arriscadas. Tem feito várias nos últimos anos como, por exemplo, quando removeu a entrada de 3,5mm ou, mais recentemente, quando decidiu vender iPhones sem adaptador de corrente na caixa. Foram opções polémicas mas que, ao fim de algum tempo, acabaram por se tornar standard e foram muitas as empresas que seguiram o mesmo caminho.

Com o lançamento do iPhone 12 a gigante de Cupertino trouxe para o iPhone um conceito antigo que pertencia aos MacBooks: o MagSafe. Este lendário nome adaptado à tecnologia do momento - o carregamento sem fios - veio possibilitar utilizar o iPhone de forma prática enquanto este carrega através de uma ligação sem fios.

Apesar de, descrito assim, não parecer nada de mais, a verdade é que utilizando apenas MagSafe, se coloca a questão: para que serve a entrada Lightning na parte de baixo do iPhone? A resposta da Apple parece obvia: para nada.

E, assim, deveremos ver o iPhone perder a entrada Lightning em prol do MagSafe.

Apesar de tudo, ainda não é claro se deverá ou não acontecer já este ano, mas os rumores apontam para que sim. Aliás, há até quem afirme que a mudança apenas deverá acontecer nos modelos Pro este ano e ser adotada depois por toda a linha nos anos seguintes.

O regresso do Touch ID

O Touch ID deixou de ser o centro das atenções em 2017, a partir da chegada do Face ID. Mas, ao que parece, essa tecnologia continua a ser mais barata do que o Face ID e a Apple anda a ponderar trazê-la de volta para o iPhone.

As possibilidades são duas, ou vamos ver o Touch ID no botão Power do iPhone, semelhante ao que aconteceu com o iPad Air de 2020, ou então vamos ver um sensor debaixo do ecrã. Sabe-se que a Apple está a testar esta última hipotese, segundo reportado pela Bloomberg, mas também se sabe que a opção do botão Power já funciona, porque já a vimos no iPad.

O que será curioso de ver é como irão funcionar os dois sistemas de autenticação na prática, uma vez que, a acontecer, este será o primeiro dispositivo da Apple com dois tipos de autenticação biométrica em simultâneo.

O mesmo design, um notch mais pequeno

O iPhone 12 trouxe algumas mudanças de design notórias, pelo que, à partida, o iPhone 12S não deverá trazer grandes alterações nessa campo.

Ao que temos visto, o ciclo de design da Apple tem sido de 3 anos, levando a crer que este ano nada de drástico se verifique.

Ainda assim, há algo que aparentemente vai mudar e que nunca mudou desde que foi lançado: o notch.

Não vamos já deitar muitos foguetes porque já havia este rumor no ano passado e não se verificou, mas este ano a possibilidade é certamente maior. É também preciso ter em mente que, reduzir o tamanho do notch não é, de todo, sinónimo de remover o notch, ou seja, ele vai continuar por cá, mas num tamanho um pouco mais reduzido.

Reduzir o notch abre portas para um novo layout das câmaras traseiras. Ao libertar algum espaço na zona superior do interior do iPhone torna possível a Apple dispor as câmaras traseiras numa outra posição diferente da que temos visto até agora.

Ecrã com tecnologia ProMotion

Já era um rumor para a gama Pro do iPhone 12 que, apesar de tudo, não se veio a verificar. Este ano os rumores voltam à carga e afirmam afincadamente que este será o ano do ProMotion nos modelos Pro do iPhone.

No caso de não saberes o que é o ProMotion, é uma funcionalidade de alguns dispositivos Apple que permite adaptar a taxa de atualização do ecrã mediante a utilização. Assim, o iPhone deverá alternar entre 120Hz e 60Hz mediante o uso dado.

Quantos modelos e para quando?

Assim como em 2020, este ano a empresa de Tim Cook deverá lançar novamente quatro modelos do iPhone: iPhone 12S mini, iPhone 12S, iPhone Pro 12S e iPhone Pro Max 12S.

Em comparação com a estratégia do ano passado, a Apple deverá trazer o sensor LiDAR para os quatro modelos da linha, ampliando assim a sua oferta de recursos de realidade aumentada.

Quanto aos preços, não deverão haver diferenças significativas, com alguns rumores a apontarem já os seguintes valores:

  • iPhone 12S mini: $699
  • iPhone 12S: $799
  • iPhone 12S Pro: $1049
  • iPhone 12S Pro Max: $1149

Possível data de lançamento

Segundo uma publicação no Twitter do utilizador LeaksApplePro, o lançamento está previsto para 14 de setembro de 2021.

No entanto, sendo verdade ou não, todos sabemos que quando as coisas se complicam, acabam por haver atrasos inevitáveis, pelo que, esta data poderá não ser definitiva.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.