Ainda não sabemos o dia em concreto, mas vai ser seguramente uma das novidades do ano da Apple. Na WWDC, a empresa da maçã anunciou o novo sistema operativo para Macs, com várias novas ferramentas e um novo design.
Os rumores apontam que no próximo evento da Apple, a 10 de novembro, podemos ver os primeiros Macs com Apple Silicon, mas também o lançamento oficial do macOS Big Sur.
Ao contrário de um iPhone ou iPad, atualizar um Mac leva mais tempo. Podes simplesmente clicar no botão de atualização quando for lançado o Big Sur, e no melhor caso possível não acontece nada.
Ainda assim, em relação ao teu Mac e aos dados que ele guarda, todo o cuidado é pouco. Vê o que podes e deves fazer antes de atualizares para o macOS Big Sur, de acordo com o "iDrop News".
Assegura-te de que o teu Mac pode suportar o macOS Big Sur
O novo sistema operativo vai ficar disponível numa grande variedade de Macs, incluindo modelos antigos. Confere a lista completa:
- iMac de 2014 ou modelos mais recentes.
- Todos os iMac Pro.
- Mac Pro de 2013 ou modelos mais recentes.
- MacBook de 2015 ou modelos mais recentes.
- MacBook Air de 2013 ou modelos mais recentes.
- Macbook Pro de 2013 ou modelos mais recentes.
- Mac mini de 2014 ou modelos mais recentes.

Nota: ignora o facto de a imagem ter o beta do macOS Big Sur já instalada!
Verifica se tens espaço suficiente para a atualização
Como qualquer atualização, é preciso haver espaço de armazenamento. Neste caso, vais precisar de, pelo menos, 8 GB de espaço livre para instalar o macOs Big Sur.
Se não tens espaço suficiente, apaga ficheiros antigos ou aplicações que não vais voltar a utilizar. Aliás, podes mesmo pedir ao Mac que te dê recomendações do que fazer para poupares espaço:
- Clica no Menu da Apple no topo esquerdo.
- Escolhe "Acerca deste Mac".
- Clica na janela de armazenamento, onde vais poder ver quanto espaço espaço tens disponível.
- Escolhe a opção de gestão.

Faz uma cópia de segurança do teu Mac
É muito provavelmente o passo mais importante desta lista. Independentemente do que faças, recomenda-se sempre que faças uma cópia de segurança do disco do teu Mac.
As atualizações costumam decorrer de forma normal, ainda assim é preferível jogar pelo seguro. Há várias maneiras de fazer um backup, mas a aplicação do Time Machine é uma das mais eficazes.
- Liga um disco rígido.
- Clica no Menu da Apple, no topo esquerdo do ecrã.
- Clica em "Preferências do Sistema".
- Clica em Time Machine (deve estar no final da lista).
- Opta pelo disco de backup.
- Escolhe o teu disco externo e clica em utilizar.
- Começa a cópia de segurança.

É importante ter uma ligação à internet forte
Este passo não é propriamente uma novidade, mas não deixa de ser importante. Garante que tens uma ligação forte e estável à internet, no momento da atualização de sistema operativo.
Além do download ser mais rápido, vai também prevenir vários problemas relacionados se perderes a ligação à internet no meio da atualização.
Verifica se não há erros no disco do Mac
Pode acontecer e nem te dares conta. Os discos podem ter pequenos problemas sem se te aperceberes. Teres o disco do teu Mac sem erros é uma boa recomendação antes de instalar o macOs Big Sur.
Para ver os erros, utiliza a aplicação Utilitários de Discos. Com ela, podes verificar se há problemas e como os corrigir.
- Abre a aplicação no menu de aplicações ou clicando em command + espaço e procurando na barra de pesquisas.
- Clica em ver e escolhe todos os dispositivos.
- A Apple recomenda que faças scan aos volumes, aos containers e só depois aos discos.

Isto é que o deves fazer antes de uma atualização, mas pode haver problemas mais graves e que não podes resolver em casa. Mas, não te preocupes.
Podes sempre recorrer, por exemplo, ao iOS Repair. Um serviço que vai a tua casa buscar o teu Mac, repara-o em loja e ainda o volta entregar. Tudo sem teres que deixar a tua casa.