Ainda não sabemos o dia em concreto, mas vai ser seguramente uma das novidades do ano da Apple. Na WWDC, a empresa da maçã anunciou o novo sistema operativo para Macs, com várias novas ferramentas e um novo design.

Os rumores apontam que no próximo evento da Apple, a 10 de novembro, podemos ver os primeiros Macs com Apple Silicon, mas também o lançamento oficial do macOS Big Sur.

Ao contrário de um iPhone ou iPad, atualizar um Mac leva mais tempo. Podes simplesmente clicar no botão de atualização quando for lançado o Big Sur, e no melhor caso possível não acontece nada.

Ainda assim, em relação ao teu Mac e aos dados que ele guarda, todo o cuidado é pouco. Vê o que podes e deves fazer antes de atualizares para o macOS Big Sur, de acordo com o "iDrop News".


Assegura-te de que o teu Mac pode suportar o macOS Big Sur

O novo sistema operativo vai ficar disponível numa grande variedade de Macs, incluindo modelos antigos. Confere a lista completa:

  1. iMac de 2014 ou modelos mais recentes.
  2. Todos os iMac Pro.
  3. Mac Pro de 2013 ou modelos mais recentes.
  4. MacBook de 2015 ou modelos mais recentes.
  5. MacBook Air de 2013 ou modelos mais recentes.
  6. Macbook Pro de 2013 ou modelos mais recentes.
  7. Mac mini de 2014 ou modelos mais recentes.

Nota: ignora o facto de a imagem ter o beta do macOS Big Sur já instalada!

Verifica se tens espaço suficiente para a atualização

Como qualquer atualização, é preciso haver espaço de armazenamento. Neste caso, vais precisar de, pelo menos, 8 GB de espaço livre para instalar o macOs Big Sur.

Se não tens espaço suficiente, apaga ficheiros antigos ou aplicações que não vais voltar a utilizar. Aliás, podes mesmo pedir ao Mac que te dê recomendações do que fazer para poupares espaço:

  1. Clica no Menu da Apple no topo esquerdo.
  2. Escolhe "Acerca deste Mac".
  3. Clica na janela de armazenamento, onde vais poder ver quanto espaço espaço tens disponível.
  4. Escolhe a opção de gestão.

Faz uma cópia de segurança do teu Mac

É muito provavelmente o passo mais importante desta lista. Independentemente do que faças, recomenda-se sempre que faças uma cópia de segurança do disco do teu Mac.

As atualizações costumam decorrer de forma normal, ainda assim é preferível jogar pelo seguro. Há várias maneiras de fazer um backup, mas a aplicação do Time Machine é uma das mais eficazes.

  1. Liga um disco rígido.
  2. Clica no Menu da Apple, no topo esquerdo do ecrã.
  3. Clica em "Preferências do Sistema".
  4. Clica em Time Machine (deve estar no final da lista).
  5. Opta pelo disco de backup.
  6. Escolhe o teu disco externo e clica em utilizar.
  7. Começa a cópia de segurança.

É importante ter uma ligação à internet forte

Este passo não é propriamente uma novidade, mas não deixa de ser importante. Garante que tens uma ligação forte e estável à internet, no momento da atualização de sistema operativo.

Além do download ser mais rápido, vai também prevenir vários problemas relacionados se perderes a ligação à internet no meio da atualização.

Verifica se não há erros no disco do Mac

Pode acontecer e nem te dares conta. Os discos podem ter pequenos problemas sem se te aperceberes. Teres o disco do teu Mac sem erros é uma boa recomendação antes de instalar o macOs Big Sur.

Para ver os erros, utiliza a aplicação Utilitários de Discos. Com ela, podes verificar se há problemas e como os corrigir.

  1. Abre a aplicação no menu de aplicações ou clicando em command + espaço e procurando na barra de pesquisas.
  2. Clica em ver e escolhe todos os dispositivos.
  3. A Apple recomenda que faças scan aos volumes, aos containers e só depois aos discos.

Isto é que o deves fazer antes de uma atualização, mas pode haver problemas mais graves e que não podes resolver em casa. Mas, não te preocupes.

Podes sempre recorrer, por exemplo, ao iOS Repair. Um serviço que vai a tua casa buscar o teu Mac, repara-o em loja e ainda o volta entregar. Tudo sem teres que deixar a tua casa.