USB-C está a chegar ao iPhone?!

Rumores recentes indicam que a gigante de Cupertino se despedirá do Lightning no próximo ano.

Faço parte do clube daqueles que já quase implora à Apple para trazer finalmente o conector USB-C para o iPhone. Assim como fez nos Macs e mais recentemente nos iPads Pro e Air. A porta Lightning já é tão antiga e com características datadas!

Por isso, uma das grandes questões que se tem feito nos últimos anos, modelo após modelo de iPhone, tem sido: vai ter porta Lightning ou USB-C?

Parece que a Apple vai trazer finalmente o conector USB-C para o iPhone! Mas não comeces já a festejar... vai demorar 1 ano. Segundo o famoso analista Ming-Chi Kuo, a Apple estará a preparar o lançamento do primeiro iPhone com entrada USB-C para 2023 - na série iPhone 15. Entretanto a informação já foi corroborada pelo jornalista Mark Gurman, da agência Bloomberg.

A Apple Inc. está a testar futuros modelos de iPhone que substituem a atual porta de carregamento Lightning pelo conector USB-C (...), um movimento que pode ajudar a empresa a estar em conformidade com os iminentes regulamentos europeus.

Segundo Gurman, a Apple estará a preparar a implementação do USB-C no iPhone por causa de requisitos legais que podem vir a ser implementados na Europa nos próximos tempos. Basicamente a União Europeia está a desenvolver legislação que vai fazer com que a empresa da maçã seja forçada a usar o USB-C em toda a sua linha de produtos, em vez de usar a sua porta proprietária Lightning. E isto não se aplica só ao iPhone, também nos AirPods e no iPad.

E o iPhone 14? Trará a porta Lightning ou USB-C?

Apesar dos iPhones de 2023 virem a ganhar USB-C, os modelos deste ano (a série 14), que deverão ser apresentados em setembro, irão ainda ter a porta proprietária da Apple.