Vais ao Japão e queres comprar um iPhone? O que precisas de saber

O Japão está a ser o destino de férias escolhido por centenas ou até milhares de portugueses nos últimos anos, e assim deverá continuar nos anos que se seguem. A verdade é que, para além de tudo de bom que o caracteriza, parece ser uma escolha aliciante para a compra de produtos mais baratos do que na Europa.

Com efeito, se estás de malas feitas e viagens compradas para ir até ao país do sol nascente, e se tens em mente comprar um iPhone a um preço reduzido, terás certamente estas questões por esclarecer: Será que um iPhone comprado em Tóquio funciona sem problemas em Lisboa, Porto ou Braga? E o que acontece com a famosa questão do barulho da câmara? Vamos por partes.

A boa notícia é simples – um iPhone comprado no Japão funciona em Portugal sem limitações de rede. Isto é:

  • Os modelos vendidos no Japão são desbloqueados quando adquiridos diretamente na Apple Store.
  • Suportam as bandas LTE e 5G utilizadas pelas operadoras portuguesas e, por isso, basta inserires um cartão SIM português (ou configurar um eSIM) e o iPhone fica pronto a usar. 

Já no que toca ao facto da câmara fazer sempre barulho no momento da captura, é mais verdade do que mito – toma atenção! No Japão, existe uma obrigação legal para que todos os smartphones emitam som ao tirar fotografias. Isso significa que não é possível silenciar o obturador da câmara em iPhones comprados nesse mercado, mesmo que alteres a região ou o idioma. 

Porém, há uma exceção - que é se usares o modo Live Photo, que não emite som, mas grava uma pequena sequência de vídeo. Em Portugal, esta limitação pode ser incómoda em ambientes silenciosos (aulas, reuniões, museus), já que o clique da câmara é inevitável. 

Assim, considerando esses dois fatores, soma-se um terceiro, que tem que ver com a garantia do novo iPhone, que é coberta mas apenas durante 1 ano. Para determinadas situações de garantia, a Apple poderá optar pela troca do terminal por um exatamente igual, ou seja, não penses que mais tarde podes vir a conseguir ficar com um equipamento europeu...

Concluindo, a decisão depende do que valorizas mais. Se já vais fazer essa viagem, e pretendes comprar um novo iPhone, poderá valer a pena aproveitares a oportunidade. Afinal de contas, quando convertido o preço para Euros, o valor do iPhone no Japão pode ter uma redução superior ao valor do IVA em Portugal. Isto é, dependendo do modelo, poderás poupar mais de 350€. 

Porém, se adoras fotografar em espaços públicos, e se não o fazes aplicando o modo Live Photo, então o barulho (presente) da câmara no momento do disparo poderá ser um problema para ti.