AirPods Pro 3 vs AirPods Pro 2: o comparativo útil

A Apple apresentou ontem (9/09) os novos AirPods Pro 3, a terceira geração dos seus auriculares topo de gama. Os anteriores já eram, para muitos, os melhores do mercado no seu segmento. Agora, não mais. Porque os melhores passaram a ser os novos AirPods Pro 3.

Este novo modelo, por sua vez, mantém o ADN dos modelos anteriores, mas chega com melhorias importantes em som, funcionalidades e resistência.

Design e resistência

Aqui não há grandes diferenças a assinalar. Os novos AirPods têm um formato ligeiramente mais pequeno e ergonómico, com centro de gravidade ajustado para maior estabilidade, mas também novas pontas auriculares em 5 tamanhos (incluindo XXS). Uma para todos os gostos, basicamente.

Pela primeira vez, trazem consigo um aspeto relevante, que é a certificação IP57 (resistência a poeiras e imersão até 1 metro durante 30 min), em vez da IPX4, limitada a salpicos, presente no modelo antecessor.

Som e cancelamento ativo de ruído

Os novos AirPods Pro 3 apresentam um design similar, mas distinto, com melhor fluxo de ar, resultando num palco sonoro mais amplo, melhores graves e vozes mais nítidas. Pelo menos, de acordo com o que a Apple prometeu. Por outro lado, o que a empresa referiu, repetidamente, é como estes novos Pro 3 cancelam o ruído com o dobro da eficácia que os AirPods Pro 2, e 4x mais que o modelo original.

Face aos Pro 2, o novo modelo traz ainda uma nova geração do Adaptive EQ e um modo de transparência melhorado, que mistura mais a voz do utilizador durante chamadas para soar a algo mais natural.

Funcionalidades e autonomia

Os novos AirPods Pro 3 contam com o processador U2 – uma novidade –, capaz de melhorar a localização de alta precisão, com alcance 1,5 vezes superior.

Porém, o maior destaque, para o qual a Apple falou e abusou, foi a Tradução em Tempo Real. Para muitos, pode até ser algo que concorre com o Duolingo – a famosa aplicação de prática de idiomas. Afinal, com este recurso, poderás ter conversas com outra pessoa, traduzida no momento, para a língua de cada interveniente. Contudo, a boa notícia é que este recurso não está apenas disponível nos AirPods Pro 3, mas também nos Pro 2.

Já o novo sensor de ritmo cardíaco integrado, capaz de monitorizar treinos sem necessidade de Apple Watch, com suporte para mais de 50 tipos de exercício no Apple Fitness+, é exclusivo ao novo modelo e pode ser um game-changer na hora de escolheres os teus próximos earphones.

0:00
/0:12

O mesmo refere-se quanto à autonomia, que com o Active Noise-Cancelling ligado, promete durar até 8 horas, e 10 horas com o Modo Transparência ativo – isto é, mais do que oferecido no modelo antecessor.

Qual vale a pena para ti?

Ora, a questão dependerá daquilo que tu procuras – se o último modelo com todos os seus recursos, se um modelo anterior que possa ter um preço reduzido por via de promoção por tempo limitado.

Os AirPods Pro 2, como referido no início, foram os melhores da sua categoria no mercado. E só deixaram de ser porque chegou a nova geração. Porém, se não queres comprar um Apple Watch, se gostas de fazer desporto, ou se vives no estrangeiro e queres usar as features da Tradução em Tempo Real, talvez faça sentido optares pelo terminal mais recente.

Afinal, o preço do mesmo manteve-se igual àquilo que encontravas para o modelo anterior, pelo que muito provavelmente não notarás (aí) a diferença.