iOS 26.1 já chegou e traz a novidade que tu tanto anseias - há 14 anos!

A Apple volta à carga com mais uma ronda de atualizações de software! A nova atualização iOS 26.1 acaba de chegar ao iPhone, mas não vem sozinha: o iPadOS, macOS Tahoe, tvOS, visionOS e watchOS também entram na festa com as versões 26.1.

Há novidades espalhadas por todo o ecossistema, e pelo menos duas delas vão fazer sorrir (muito!) os utilizadores portugueses - incluindo uma que foi muitooooo pedida durante… 14 anos! Mas já lá vamos.

Mais controlo do Liquid Glass e menos fotos por engano...

Em primeiro lugar, destaca-se a maior flexibilidade do Liquid Glass. A grande estrela do iOS 26 dividiu opiniões e, consequentemente, a Apple foi fazendo adaptações no quão “líquida” é a nova interface. Contudo, e porque não foi capaz de chegar a um consenso, a empresa permite agora que ajustes o tipo de “Liquid Glass” que queres no teu equipamento.

Ou seja, indo às Definições > Ecrã e Brilho > Liquid Glass, é possível escolher entre dois modos: Clear (mais transparente) ou Tinted (mais opaco, com maior contraste).

Assim, ficas com uma opção para o teu gosto, que certamente irá de encontro ao que realmente procuras para o teu equipamento. Ainda sobre opções que a Apple introduziu, dando a cada utilizador a possibilidade de definir o que é melhor para si, chega outra novidade, que tem que ver com o uso da câmara a partir do ecrã bloqueado.

Isto é, quantas vezes abriste a câmara sem querer ao deslizar no ecrã bloqueado? Ora, com o iOS 26.1, este problema tem uma solução bem simples através de uma nova opção que podes encontrar em Definições > Câmara, que permite desativar o acesso rápido a partir do ecrã bloqueado. Ou seja, não mais deslizar para a esquerda sem querer. Sinceramente, não é recorrente, mas quando acontece é mesmo muito aborrecido.

Segurança acima de tudo, e um alarme mais eficaz

Em terceiro lugar, e algo que passa assim um pouco mais desapercebido, mas que não deixa de ser importante, está ligado à segurança do teu equipamento. Agora, as pequenas atualizações de segurança são instaladas automaticamente entre versões maiores, garantindo maior proteção sem esperar por um update completo. Ou seja, o teu equipamento estará mais seguro ainda, se assim o pretenderes – mais uma vez, é algo opcional que podes ativar nas Definições.

Por outro lado, se alguns adoraram o novo botão do Alarme, no momento em que este tocava, outros não. Afinal, o botão gigante para desligar alarmes no iOS 26 tornou-se um problema, pois tornou-se muito fácil desligar o alarme por engano. Agora, o iOS 26.1 introduz o gesto “deslizar para desligar”, tornando a ação mais intencional e evitando atrasos indesejados. Isto é, muito similar àquele que fazes para atender uma chamada, e que garante que estás mesmo pronto para acordar no momento em que desligas o mesmo!

Novos gestos na música e nova marca Apple TV

Já no Apple Music, poderás deslizar com o dedo sobre a capa do álbum, ou sobre a barra na parte de baixo do ecrã, para mudar de faixa – no iOS 26.1. Trata-se de uma alteração simples, mas que pode mostrar-se bem útil com o tempo.

Algo não tão útil, pelo menos para já, é o facto do serviço Apple TV+ passar a chamar-se simplesmente Apple TV, com um ícone mais colorido e vibrante. É uma mudança de branding que reforça a integração entre hardware, software e serviços. Ainda não se sabe com 100% de certeza se traz outro tipo de implicações no futuro, mas logo saberemos.

Apple Intelligence e Siri em Português de Portugal!

E chegámos finalmente ao momento que muitos de nós já quase nem acreditávamos que ia acontecer! As grandes novidades para quem usa Apple em Portugal estão aqui - e são de peso: a chegada da Apple Intelligence e, finalmente, da Siri em português de Portugal. Sim, leste bem! Depois de 14 longos anos a ouvir a Siri em inglês (ou com sotaque brasileiro), podemos finalmente dizer um alegre “Ei, Siri” e ser compreendidos… no nosso português! 🇵🇹

É verdade que a voz ainda tem aquele tom meio robótico, mas quem se importa? Isto é um salto gigantesco para os utilizadores portugueses e mostra que, desta vez, a Apple decidiu mesmo olhar para o nosso mercado com olhos de ver. Esperemos que vá melhorando com o tempo e que, quando sair a versão atualizada da Siri, prevista para a primavera de 2026, a Apple não demore outra década e meia a atualizar a assistente para o nosso idioma…

Por agora, há razões de sobra para celebrar: a Siri fala (literalmente) a nossa língua, e isso vai mudar por completo a forma como usamos o iPhone, o iPad e todo o ecossistema Apple no dia a dia.