iPhone 17 Pro vs iPhone 16 Pro - Mais Pro em vários aspetos
A Apple apresentou oficialmente o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max no evento Awe Dropping, acompanhados dos novos AirPods Pro 3, Apple Watch Ultra 3 e outros lançamentos.
Contudo, depois das novidades, que foram muitas, coloca-se a questão – compensa mais optar pelo novo iPhone 17 Pro, acabado de lançar, ou por um iPhone 16 Pro que se encontra com um desconto sorridente à vista? Ora, vamos compará-los!
Design e ecrã
Os novos iPhone 17 Pro e 17 Pro Max apresentam várias diferenças neste âmbito, face aos equipamentos do ano passado. Começando pelas mais subtis, o tamanho do ecrã de ambos mantém-se face ao ano anterior. Porém, o brilho máximo que consegues obter em ambos é agora superior – 3000 nits – nos novos modelos, face aos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max – 2000 nits.
Com efeito, as grandes mudanças, à primeira vista, são a forma como são construídos os equipamentos e, como é claro, as suas cores – que são agora mais vívidas, distintas e num leque menos variável, dado que os modelos 17 Pro e Pro Max apenas chegaram ao mercado em três tonalidades – Laranja Cósmico, Azul Profundo e Prateado.
Anteriormente, os iPhone 16 Pro e Pro Max eram revestidos pro uma liga de titânio, que ligava o ecrã e a parte de trás, em vidro. Porém, os novos equipamentos são compostos por um único corpo em alumínio, mais robusto e aliado à nova Ceramic Shield 2, mais resistente a pós, poeiras e quedas.
Desempenho
Aqui, a mudança é a normal, e óbvia. Os novos terminais vêm equipados com o processador A19 Pro, em vez do A18 Pro do ano anterior, que juntamente com a câmara de vapor desenvolvida pela Apple para melhor dissipação de calor, permitem um desempenho sustentado até 40% superior.
Por outro lado, os iPhone 17 Pro e Pro Max contam agora com 12GB de memória RAM face aos 8GB dos modelos do ano passado. Se tu usas o teu iPhone como um verdadeiro Pro, e vais aguardar pela chegada da Apple Intelligence em Portugal, então talvez faça sentido optares por um destes novos.
Câmaras
Aqui também houve mudanças, mas depende muito do que valorizas no equipamento. Desde já, se a câmara frontal e a câmara telefoto são as tuas favoritas, então os novos equipamentos são a tua cara.
Isto porque, para além das duas câmaras traseiras de 48MP que encontravas nos iPhone 16 Pro, os novos equipamentos trazem o sensor maior – também de 48MP – para a lente telephoto, agora capaz de criar um Zoom Ótico de 8x. Com efeito, a qualidade fotográfica para quem usa essa câmara melhora significativamente.
Por outro lado, ao que ao vídeo diz respeito, foram introduzidas novas funcionalidades como o ProRes RAW, Log 2, Genlock e Dual Capture (gravação simultânea com câmaras frontal e traseira). Já a câmara da frente, sofre um upgrade de 12MP para 18MP, que te concede maior flexibilidade e qualidade de imagem.
Autonomia e armazenamento
Quando a Apple apresentou os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, prometia até 27 e 39 horas de reprodução de vídeo, respetivamente. Este ano, o valor sobe para 33 e 39 horas, nos modelos 17 Pro e 17 Pro Max.
Como poderás imaginar, houve um salto no tamanho da bateria, mas também na eficiência providenciada pelo novo processador A19 Pro. Com efeito, a autonomia é melhor nos novos equipamentos, principalmente no maior de todos eles.
Já quanto ao armazenamento, deixa de ser possível obter uma versão de 128GB nos novos terminais, mas podes ter agora um iPhone com 2TB de memória máxima – se optares pelo 17 Pro Max.
Conclusão
Preços à parte, os novos iPhone 17 Pro e Pro Max são ainda mais Pro. Os modelos anteriores continuam a ser tão incríveis como antes, e sem dúvida alguma que valem a pena. Se as câmaras não forem, para ti, um enorme “senão”, e se não estás à espera de gravar vídeo profissional com o teu iPhone, então as diferenças poderão não ser tão notórias.
Contudo, por um valor similar e falta de oportunidades de desconto, a escolha por um dos novos modelos pode ser a mais sensata.