É oficial: Apple apresenta o Vision Pro, o seu novo headset de realidade mista

Inovação é talvez a palavra que descreve melhor a Apple. E, por isso mesmo, a empresa de Cupertino acaba de apresentar um dos produtos mais aguardados pelos fãs nos últimos anos.

Os óculos, chamados de Vision Pro, são o primeiro dispositivo que mistura realidade virtual com o espaço físico. Eles funcionam num novo sistema operativo, que funciona numa interface de três dimensões.

0:00
/

Assim que ligares os Vision Pro vais ver o ecrã principal verdadeiramente presente na tua sala. Os utilizadores podem controlar o espaço à sua volta com um pequeno botão presente no dispositivo ou utilizar os olhos, a voz ou até as mãos para interagir nesta mistura de mundo real com virtual. As aplicações podem ter diferentes tamanhos e estar em diferentes locais do teu espaço.

0:00
/

Por exemplo, quando alguém entra no teu campo de visão, os teus olhos aparecem visíveis à pessoa que está no mundo real - de forma a que possas estar atento à informação.

0:00
/

Como todos os produtos da Apple, podes utilizá-los para o lazer, quer seja para ver um filme, uma série (existe mesmo a possibilidade de 3D) ou até um jogo, mas também para o trabalho, tornando as reuniões virtuais ainda mais interativas.

Além disso, a conectividade com os outros dispositivos Apple é um dos pontos fortes. Caso queiras, podes utilizar, por exemplo, o teclado físico do teu Mac para escrever aquele email mais longo.

A nível de especificidades técnicas, a parte da frente é feita de vidro polido, enquanto que a parte superior tem um botão e uma Digital Crrown. Os Vision Pro são capazes de reproduzir contéudo na resolução máxima de 4K e têm um sistema de áudio Spatial que inclui som ambiente, através de ray-tracing. Os novos óculos contam ainda com 12 câmaras, 6 microfones e 5 sensores.

Um recurso curioso e realmente inovador é a criação de um avatar virtual de ti mesmo que animará o teu rosto durante as chamadas do FaceTime no Apple Vision Pro.

O chip utilizado no headset é o M2 em conjunto com R1, que se dedica ao processamento de sensores em tempo real. Já o sistema operativo é o visionOS, que inclui uma App Store apenas com aplicações preparadas para este software e apps compatíveis de iPhone ou iPad.

O preço nos Estados Unidos é de 3499 dólares e os Vision Pro ficam disponíveis no início do próximo ano. Para já, não se sabe se o novo produto da Apple chega a Portugal.

A cobertura de um evento Apple com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à WWDC 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como Waterminder, QuickAI, Hit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!