• Home
  • Rumores
  • AirPods 4: todos os rumores até ao momento
AirPods 3 com caixa de carregamento junto a um iPhone azul.
Miguel Valente

AirPods 4: todos os rumores até ao momento

Passados quase 2 anos desde o lançamento da terceira geração de AirPods, são cada vez mais as questões sobre as novidades e a data de lançamento dos próximos fones wireless da gigante da maçã.

O design dos AirPods 3, que rompeu com a aparência das duas versões anteriores, provavelmente manter-se-á na próxima versão. O que se verificou com a terceira geração de fones sem fios da fabricante americana foram melhorias com raiz nos primeiros AirPods Pro. Tal poderá significar que as novas funcionalidades e atualizações dos vindouros AirPods 4 terão por base os AirPods Pro 2.

AirPods 4 poderão ter Chip H2

Tanto os AirPods 2 como os AirPods 3 estão equipados com o chip H1, enquanto que os AirPods Pro 2 já têm o chip H2. Neste sentido, presume-se que o modelo base dos AirPods de 4ª geração possa estar também equipado com o H2, que, segundo a Apple, possibilita uma "experiência acústica excepcional" quando aliado ao novo driver de áudio de baixa distorção e ao amplificador personalizado.

Caso esta informação se confirme, os AirPods 4, graças ao chip H2, terão:

  • Uma experiência de áudio mais completa, já que os graves são mais ricos e o som é mais nítido;
  • Melhorias no áudio espacial personalizado;
  • Troca de dispositivos e emparelhamento mais rápidos;
  • Informações de bateria persistentes.

Bluetooth 5.3

Vários produtos da gigante da maçã têm já conectividade Bluetooth 5.3, incluindo os AirPods Pro. Portanto, não haverá razões para os AirPods 4 serem diferentes. O Bluetooth 5.3 permite ligações mais rápidas e mais seguras, contribuindo também para um uso mais eficiente da bateria.

Maior duração da bateria

Caso se confirme que os AirPods 4 terão o chip H2 e o Bluetooth 5.3, é muito provável que a duração da bateria aumente de 5 horas para 6 horas e meia. Nos AirPods Pro de segunda geração acontece o mesmo: em comparação com a primeira geração, a maior eficiência de energia permite mais uma hora e meia de utilização com cancelamento de ruído ativado.

Controlo de volume

Tal como os AirPods Pro, presume-se que os AirPods 4 tenham controlo de volume baseado no toque, bastando colocar o dedo na haste do AirPod e deslizar para cima ou para baixo consoante se pretenda aumentar ou diminuir o volume.

Indicação do botão de controlo de volume nos AirPods Pro.

Ainda assim, é possível que a Apple queira continuar a ter esta funcionalidade apenas nos modelos Pro.

Melhorias no Find My

Supõe-se que o estojo de carregamento MagSafe também tenha um upgrade para que haja melhor integração com a funcionalidade Find My. Assim, o modelo base da 4ª geração de AirPods beneficiará, provavelmente, do chip U1 para rastreamento e de um altifalante embutido, tal como os AirPods Pro de segunda geração.

Neste momento, através do iPhone ou iPad, só é possível saberes se os teus AirPods estão próximos ou não de ti. Com esta atualização - e como já acontece com o modelo Pro -, o iPhone mostra-te uma seta que te guia na direção dos fones, indicando uma distância aproximada e até se estão num andar diferente da casa.

Para encontrares os teus AirPods, também podes reproduzir um som através dos mesmos, mas, se estiverem dentro do estojo, esse som fica abafado. Nos AirPods Pro e, alegadamente, nos AirPods 4, o próprio estojo tem um altifalante que facilita a localização. Além disso, nos AirPods Pro, o cordão do estojo funciona como uma antena para o chip U1 que torna a localização mais precisa, algo que também se pode vir a verificar nos novos AirPods.

Estojo dos AirPods Pro.

Compatibilidade com o carregador do Apple Watch

Na mais recente versão dos AirPods Pro, a Apple possibilitou o carregamento via MagSafe, carregador sem fios Qi, cabo Lightning e até com o carregador do Apple Watch. As tecnologias de carregamento não têm, até agora, sido exclusivas dos modelos Pro, o que poderá querer dizer que também os AirPods 4 terão todas estas modalidades possíveis de carregamento.

USB-C

Aquando do lançamento dos AirPods 4, todas as versões de ‌iPad‌ e Mac, os AirPods Pro e pelo menos quatro modelos do ‌iPhone‌ já terão uma entrada USB-C.

Como refere Mark Gurman, da Bloomberg, espera-se que todos os modelos de AirPods e acessórios da Apple mudem de Lightning para USB-C até 2024 . Assim, é quase certo que também os AirPods de 4ª geração terão uma entrada USB-C em vez de Lightning.

Estojo de AirPods com entrada USB-C.

Na segunda metade do próximo ano, os AirPods de 3ª geração completarão três anos no mercado. Assim, espera-se que a próxima geração de AirPods seja introduzida entre o final de 2024 e o começo de 2025.

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores